quarta-feira, 15 de abril de 2009

Pensando nos 4Rs

Com a postagem da maquete descobri que estava desatualizada e já se falam em 4Rs :

Repensar – Avaliar os nossos atos de consumo e seus impactos sobre nós mesmos, a economia, as relações sociais e a natureza buscando estabelecer um modelo de consumo que maximize os impactos positivos e minimize os negativos. Que tal escolher os produtos que tenham menos embalagens. Todos os dias ao comprar uma latinha de refrigerante na porta do meu trabalho eu solicitava um saco. Ao repensar esse ato percebi ser totalmente dispensável o saco plástico, posso perfeitamente levar a latinha na minha própria mão durante pouquíssimos minutos.

Reduzir - Consuma apenas o necessário reduzindo a demanda de recursos naturais e a geração de lixo. Lembrando que o insumo para a produção do produto vem da natureza e o produto final acaba voltando para a natureza em forma de lixo.

Reutilizar - Use os produtos e materiais até o final de sua vida útil.

Reciclar – Separe os materiais recicláveis (papéis limpos, vidros, plásticos, metais) com o lixo comum e os encaminhe para reciclagem. Lembre-se das pilhas e baterias leve-as para o lixo próprio.

Foi pensando nisso que quando a escola da Sofia solicitou um brinquedo sobre o MAR ao invés de comprar um jogo da memória do Nemo como foi a minha primeira ideia, resolvi fazer um jogo da memória com as meninas. E garanto foi muito mais divertido para as crianças brincarem com um brinquedo produzido por elas próprias. A diversão já começou no processo de criação do jogo. Esse eu vou contar na postagem a seguir.
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

2 comentários:

  1. É muito importante mesmo pensar em reciclar, reutilizar e consumir menos.

    A Sofia vê uma caixa e já fala para não jogar no lixo porque tudo dá para reciclar. Ela se preocupa em reaproveitar as folhas, desenhar no verso. Uma graça. Eu aprendo com vocês e ensino para o Ramon.

    beijinhos
    Rose

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo