sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Brincando de Ler

Para incentivar a leitura aqui em casa costumo fazer do livro um brinquedo, da leitura uma brincadeira.
Assim tenho conseguido despertar, cada vez mais, o interesse das minhas filhas pela leitura. Comecei bem cedo, desde que elas eram bebês com seus livros de banho.

Na construção desse hábito pela leitura nos divertimos com várias alternativas.

Frequentamos livrarias e marcamos presença em lançamentos, sempre que possível. O contato com os autores e ilustradores traz mais proximidade com o livro. Percebo uma intimidade maior com os livros dos autores que elas conheceram.

Adoramos fazer o nosso reconto da história e muitas vezes utilizamos desenhos para isso. Este reconto do livro "Bagunça e Arrumação", da Marilia Pirilo, que a Sofia fez na escola, foi uma experiência incrível que resultou numa paixão pela Marilia Pirilo. A visita da autora à escola para ver o trabalho das crianças e conversar com elas foi um diferencial enorme. A partir daí, bastava a Sofia ver um livro da Marilia Pirilo que já queria trazer para casa.

Gostamos muito de enriquecer a leitura criando a nossa versão da história. Demos muita risada com a nossa versão do "Vira Bicho", de Luciano Trigo. Fizemos colagem e desenhos para o Bairro da Sofia a partir do "Bairro do Marcelo" de Ruth Rocha.

Outra atividade gostosa, e que permite explorar mais o livro, é fazer um desenho para ilustrar a nossa percepção da história. Essa que fizemos do livro "Adivinha Quanto Eu Te Amo" mexeu com as nossas emoções.

Unir arte, reciclagem e leitura é uma forma deliciosa de prolongar o tempo de brincadeira com o livro. Fazemos alguns personagens reciclados e contamos a história com encenação e imitação das vozes dos personagens. Brincamos muito com o sapo da "Princesa e o Sapo". O teatrinho de fantoches é uma ótima opção para viajar mais longe na imaginação. Fizemos isso quando estávamos lendo Monteiro Lobato e as aventuras da turminha do "Sítio do Picapau Amarelo".

Até para a cozinha nós levamos os livros e inventamos receitas para os personagens. A Bela fez cupcake para a Fera. Aliás, as princesas dos contos de fadas nos ensinaram várias delícias. Assim nos deliciamos com seus livros em várias versões.

Mas, até hoje, o que as meninas mais gostaram mesmo, a grande sensação, foi quando a mamãe aqui se transformou na personagem principal do livro "Quando a Mamãe Virou um Monstro".

Acredito na eficácia do ensino através de brincadeiras para as crianças. Com criatividade espero estar construindo devoradoras de livros. A Ana Luiza já adora ler e a Sofia não dorme sem uma historinha.

Aqui foram apenas algumas experiências de mãe.



Você pode me encontrar também
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

29 comentários:

  1. iSSO TUDO É MUITO LEGAL MESMO E EFEICIENTE.

    eSSA SEMANA FIZ UMA EXPERIÊNCIA COM nENO, QUE DEU CERTO E SERÁ PUBLICADA QQ DIA NO SEMENTINHAS...

    eSTAMOS NA PRAIA EM FÉRIAS E FOMOS EU E ELE FAZER UM PASSEIO ATÉ UMA OUTRA PRAIAFRASE , POR UMA ESTRADINHA DE CHÃO,cADA UM DIZIA UMA FRASE E O OUTRO CONTINUAVA. fICOU BEM LEGAL a historinha...

    beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. OLA CHRIS, EU TAMBEM JA INVENTEI MUITOS LIVROS COM AS MENINAS, TEM UM DE ALFABETO QUE FIZ PARA MINHA CAÇULA, QUE FOI SEU PRIMEIRO LIVRO, TODO BORDADO COM O ALFABETO E AS FIGURAS CORRESPONDENTES AS INICIAIS DE CADA LETRA, FEZ MUITO SUCESSO, E DA ATE PRA LAVAR. E JA FIZEMOS MUITOS OUTROS LIVROS IMPRIMIDOS DA NET , FANTOCHES ETC... E MUITO BOM PARA O DESENVOLVIMENTO DOS PEQUENOS.BEIJINHOS E OTIMO FIM DE SEMANA...

    ResponderExcluir
  3. Você sempre criativa, não??? É isso aí, vale tudo para eles amarem a leitura!
    Beijocas
    Adri

    ResponderExcluir
  4. Oi Cris,

    Eu amo ler, o Bruno ainda não né? Apenas 8 meses, mas irei incentivá-lo a gostar, ja freqüento seu espaço a certo tempo adoro suas dicas.

    Beijão

    http://betestrom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Amiga que ótima ideia a dessa brincadeira de ler!!!
    beijão
    www.sermiulhereomaximo.com.br

    ResponderExcluir
  6. eu tbem leio bastante para minhas meninas, mas com essas dicas vai ficar bem mais legal, obrigada!

    beijos pra vcs

    ResponderExcluir
  7. ler com os filhos desde pequeninos sao sementes que lançamos e que germinam...Minhas duas filhas de 12 e 19 sao leitoras vorazes e tenho orgulho em dizer que foi o habito de contar historias, inventar historias e de habituá-las a ler todos os dias antes de dormir. e nosso exemplo também é muito importante!!! bjs Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderExcluir
  8. Oie! Chrissssssss vc me deu ótimas idéias com essas dicas maravilhosas, assim posso fazer da hora da leitura uma diversão pra lá de bom...
    Obrigada e lá vou eu coloca-las em praticas *rsrs
    Beijokasss e fica com a Paz de Deus...
    Hanan Mustafa e as Florzinhas
    www.trakinandocommamae.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Chris, adorei as dicas, foram mto valiosas. Sempre incentivei meus filhos o gosto pelos livros, mas só agora eles tem dispertado maior interesse. As dicas serão mto úteis. Valeu!
    Bjos

    ResponderExcluir
  10. Chris, andei super sumida é que viajei de ultima hora. Eu vi o sseu comentario la no blog que tinha selinho pra mim, mas eu fui no post dos selos e não achei nenhum pra mim. Caso tenha me fale que eu faço o post.
    Bjs ;*

    http://leletten.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Chris
    Adoro ver Eduarda "grudada" num livro. Ela já lê desde os 4 aninhos. Assim como vc incentivamos muito a leitura.
    Aqui na Itália como eu tenho mais tempo com ela vamos muito a bibliotecas e a livrarias.
    Mas uma coisa que ela adora e que fazemos sempre é o "piquenique de livros".
    Pegamos um carrinho de bonecas enchemos de livros, bolachinhas, suco e algum brinquedo que pode ser uma bonequinha ou um bichinho de pelúcia.
    Todos sentam no parque e ficam prestando a atenção nas histórias que ou Mamãe ou a Duda leem.
    É fantástico!
    Agora que está muito frio por aqui e as saídas ao parque são impossíveis, fazemos o mesmo ritual só que em algum cantinho da casa.
    Ela adora e eu ficou muiiiiito orgulhosa da minha Princesa.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns Kita! Se todas as mães fizessem isso aqui no Brasil, nosso país já estaria muito melhor. Vamos incentivar MESMO nossas crianças a terem gosto pela leitura. Tia Martha.

    ResponderExcluir
  13. Oi Chris..ta correria por aqui e a gnt quase n conseguiu conversar ,né??n resistiu e veio blogar um pouquinho einh!!??rsrsrs..beijooooooooosss!
    ;-)

    ResponderExcluir
  14. Eu adoro ler e criar historinhas com o Thiago. Quando eu digo que vamos ler, ele corre p/ cama e me espera ansioso.
    Leitura faz bem e algumas histórias educam p/ valer!

    Beijos
    Ana

    ResponderExcluir
  15. Oie !!!
    Tudo bom !!! Vc sempre fazendo brincadeiras para entreter as meninas , genial !!
    Voltei com dor ou sem dor , sinto falta de vcs !!
    Bjussssssssssssss

    ResponderExcluir
  16. Ótimas dicas, Chris!
    Eu ainda não sei o que farão com o caderno com linhas na escola da pequena, escrever tenho certeza que não! rs. Não tem idade para isso. Pediram um pequeno, os demais são com folhas brancas para desenho. Depois conto o que inventaram com eles!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Chris...agora que fui lá no blog da Bela vi que vc já voltou para Rj...eu suponho..rs*
    Saudades de vc!
    Ainda bem que tem esses posts sempre super criativos e inspiradores pra gente se deliciar!
    Volta logo Chris!Sentimos saudades!
    Que vcs tenham uma linda semaninha!
    beijo grande...em vc e na suas lindas Princesas!
    Danny e Matheus
    P.S:espero que a Aninha(mochileira)tenha dado meu abraço apertado em vc...hehehe
    www.mamysdematheus.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Chris adoro suas ideias criativas. Guardo varios post para usar por aqui, quando chegar a hora certa ou o momento apropriado.
    Agora uma coisa e' certa: incentivar a leitura desde sempre e' otimo e faz muito bem aos pequenos.
    Meu filho adora livros.
    Abracos e otima semana para voces.
    Gra

    ResponderExcluir
  19. OiE!!!

    Ai q post booom. Cheinho de dicas!
    Tb procuro incentivar os livros por aqui Chris, é importante né?
    E ó to participando do sorteio dos livros hein. Será q é dessa vez?
    rsrs

    Beijo
    E kd vc q sumiu?

    ResponderExcluir
  20. É nosso dever incentivar nossos filhos a leitura. Mto importante. Parabéns pra vc amiga.
    Adorei as dicas.

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  21. Boas dicas. Eu também gosto de incentivar a leitura e meu pequeno já até me conta histórinhas...
    Ah, obrigada pela visita lá no blog. Volte sempre! Eu voltarei!
    Até
    Beatriz (www.vidadamami.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  22. Olá Chris, com certeza essas gatinhas já são devoradoras mega literarias de livros. ótimo isso não, quando tem livros da escola pra leitura e prova depois, essas maninas são nota DEZ. bjs

    ResponderExcluir
  23. Chris querida
    Viu porque eu sou sua fã?!
    AMEI o post, como sempre...
    Bjks mil

    http://blogdaclauo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. Educar é muito melhor que obrigar a ler! ler como uma brincadeira.. eu concordo e tb ja escrevi sobre isso
    (estamos juntos)http://rafavac.blogspot.com/2010/08/ler-uma-brincadeira.html

    ResponderExcluir
  25. Estou adorando ler as dicas de leitura...

    Obrigada
    Bjs.
    Aninha

    ResponderExcluir
  26. Chris, todas as dicas sõa muito legais para estimular o gosto pela leitura. Parabéns por estar sempre empenhada nesse propósito.

    kisses

    ResponderExcluir
  27. CRIS, QUERIDA, PASSEAR POR AQUI É SEMPRE PRAZER PURO, MAS HOJE, ESPECIALMENTE, TEM UM CHEIRO DOCE NO AR...DEVE VIR DIRETO DA COZINHA DE TIA ANASTÁCIA, POIS ENQUANTO DONA BENTA CONTEMPORÂNEA BRINCA DE SER FELIZ COM OS NETOS SEGUINDO SUAS DICAS, ELA PROVA O PONTO DO BRIGADEIRO...DELÍCIAAAA DE VIDA LER VC, MINHA LINDA...PARABÉNSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  28. A leitura também é brincadeira!! Bia até hoje me pede para contar histórias!

    ResponderExcluir
  29. Adorei as dicas, aqui tbm incentivo o Gui .. temos bastante livrinhos, sempre eu conto para ele, e depois ele "lê" para mim .. e as vezes pegamos os livros e vamos inventando outras histórias baseado nas ilustrações

    Beijos Mi Gobbato
    http://espacodasmamaes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo