quarta-feira, 20 de julho de 2011

Brincadeira de Férias: Baile de Máscaras e Instrumentos Musicais

Eu acredito na importância e contribuição da música no desenvolvimento das crianças. Quando estava grávida das meninas eu sempre ouvia a mesma música. Nem preciso dizer que esta esteve na sala de parto, né?

Quando a Ana Luiza e a Sofia eram bebês eu mantinha constantemente um som ambiente. Sempre estava rolando um sonzinho na nossa casa.

Eu usava a música na hora do banho, na hora de dormir, na hora de comer. Enfim, música para toda e qualquer hora.

Tinha também de a música específica de algumas horas. A música que eu cantava para elas dormirem era sempre a mesma, "Se Essa Rua Fosse Minha". Por que isso? Porque eu acredito que isso cria uma memória afetiva.

Assim elas foram crescendo e a música sempre esteve presente. Nos parquinhos, eu simplesmente não conseguia balançar as minhas filhas sem cantar cantigas de roda. "Peixe Vivo" estava sempre presente na hora do balanço.

Quando não era eu cantando, ou melhor, desafinando durante as brincadeiras, o CD preferido do momento estava tocando.

A música além de ser fonte de estímulos, sensações e aprendizado é acima de tudo uma fonte de felicidade. Né não? O ambiente com música fica muito mais feliz, alegre e descontraído.

Já que a música sempre esteve e está presente nos nossos ouvidos e bocas, como brincadeira de férias fizemos alguns instrumentos musicais para dar o tom das brincadeiras.

Os instrumentos escolhidos para serem confeccionados foram chocalhos e tambores.

Os chocalhos foram feitos com garrafas pet e grãos diferentes (arroz, feijão branco, feijão preto, grão de bico e lentilha) em quantidades diferentes em cada uma delas. Assim obtivemos sons variados.

Fizemos também chocalhos de potes de danoninho.

Amei esses chocalhos que vi no blog da Ivana, Coisa de Mãe, nesse post com dicas de festa (pena que eu não vi esse post antes)

Chocalhos de material reciclado
imagem obtida no blog da Ivana, Coisa de Mãe

Os tambores nós fizemos com lata de leite ninho e bola de encher. Ideia que tirei do blog da Gi, Kids Indoors, no post que explica como fazer Tambor Reciclado. A Gi fez com rolo de fita adesiva. Eu substituí a fita por lata de leite ninho.

Tambor para brincar com as crianças
imagem obtida no blog da Gi, Kids Indoors

PS: normalmente uso as fotos batidas por mim, mas estava sem máquina e por isso estou utilizando as fotos das amigas musas inspiradoras, Gi e Ivana.

Usamos o Livro do Piano de Pooh que ensina a tocar 10 músicas, chamamos umas amiguinhas e a banda estava pronta para o show.



Como criança sempre quer mais. Inventamos um Baile de Máscara. Para isso fizemos umas máscaras utilizando caixas de leite e as mãozinhas como molde.


No aparelho de som colocamos o CD preferido do momento: "Rock Shock Show", da Cacau Vargas (que foi professora de música da Ana Luiza). Um CD carregado de músicas animadas, divertidas e que induzem a ação, estimulando assim a coordenação motora. 

As crianças dançaram muito em "Rock Shock"; "Acorda Coelho"; "Vivo, Morto, Torto"; "Melô do Bagunceiro", entre outras. Mas é na música "Zé Mané" que a bagunça esquenta e fica mais divertida.  Já na história de terror "Imagine o que você quiser", elas ficam no sofá ouvindo atentas e abraçadas.






Você pode me encontrar também
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

14 comentários:

  1. Oi Chris!
    Que legal esses instrumentos feitos com sucatas!
    De pensar que tem tanta coisa que nós jogamos no lixo e que dá para criar instrumentos tão legais para brincar ouvindo músicas né?
    Agora vc falando de que vc sempre colocou música para as meninas,me lembro de quando eu dava banho no Matheus,ele era rescem nascido e eu já colocava músicas para ele ouvir.
    A música é muito importante mesmo para o desenvolvimento dos pequenos.
    Achei o máximooooo o vídeo que vcs fizeram da Sofia e de vc cantando a música do Zé mané.
    Tive uma idéia bem legal agora e vou te mandar pelo correio.
    Espero que vc e a Sofia gostem de ouvir....hehehe..e tem que dançar tb hein?!
    A sua Camêra se movimentava bastante pq era tu dançando junto né?!E cantando tb...riririri...
    Sou meia suspeita para falar,pois adoro músicas para crianças.
    Vou aproveitar e já te desejar um Feliz Dia do amigo!
    Obrigada pela sua amizade!
    Um grande beijo e uma boa noite!
    Danny,Matheus e +1 :)

    ResponderExcluir
  2. adorei as idéias!
    a-do-rei.
    isaac é super musical e vai adorar fazer os próprios instrumentos.

    bjocas

    ResponderExcluir
  3. Chris, amei as idéias! Vou ver se faço com a Ingrid (ela ama fazer barulho, rsrs)

    To com saudades dos seus comentários lá no blog, rsrs

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Chris querida
    Otimas ideias, como sempre!
    Feliz dia dos amigos!!
    Grande beijo

    http://blogdaclauo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Bacana demais! Sofia também adora música e essa brincadeira de fazer os instrumentos vai ser ótima nessas férias.

    bjs!!

    ResponderExcluir
  6. Que ideias bacanas, Chris!
    Coincidentemente o post que programei para hoje ou amanhã (agora não lembro) é sobre brincadeiras com música nas férias. Tudo de bom.
    Aqui a música é presente desde sempre também e a Clarinha ama muito.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Os meninos sempre me pedem pra cantar pra ele. Ainda mais depois que ganhamos aquele CD no sorteio. Az vezes passamos horas cantando e dançando, principalmente quando estamos preparando algo na cozinha. Muito bom!
    Bjocas nas minhas cantoras prediletas.

    ResponderExcluir
  8. Oiiii..pois eh menina...acabei de chegar ai do RJ..rsss..olha,me encantei viu...foi uma visita relampago p resolver problemas pessoais...e ai aproveitei e dei uma fugida p turistar que eu n sou de ferro,né??rsss..ameeei o Jardim Botanico,é mesmo lindo aquele lugar...morria de vontade de ir la!!:-)
    Voltarei em breve,mt breve..e ai vaos fazer um (re)encontro de blogueiras..beijaaao em vc e nas meninas!!!
    :-)

    ResponderExcluir
  9. Oi! Fica a vontade!!!Pode usar, sem problemas! Vim aqui e AMEI as garrafas pet com tampinhas! ótima ideia!
    Tb passei pra te desejar um FELIZ DIA DO AMIGO!
    Tb me inspiro muito no q vc faz com suas meninas! Bjos, gi

    ResponderExcluir
  10. Feliz Dia do Amigo Chris.Adorei e essa semana aqui em casa vamos ter a semana musical,a partir do domingo(já que estão de férias),que funciona assim.Cada dia da semana eu apresento um estilo musical pra galerinha e confeccionamos instrumentos relacionados ao estilo com material reciclado.Já tive algumas idéias aqui com vc.E esse post vai ser mais um instrumento.Bjs

    ResponderExcluir
  11. Querida amiga e dinda do Blog Chris!!!! Feliz dia do Amigo minha grande amiga!!!!
    Citei nossa amizade na postagem de hoje!
    bjs Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderExcluir
  12. Nossa !!!! Que máximo !!!!

    Só você mesmo, ficou muito legal !!!

    Bjs.
    Aninha

    ResponderExcluir
  13. Esse é mesmo o jeito Sofia de ser ........... kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  14. Os intrumentos e a máscara ficaram muito legais mesmo ............como se pode fazer brinquedos de sucata ,bacanérrimo !

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo