sábado, 15 de setembro de 2012

Blogagem Coletiva: Esmalte + Economia Doméstica

A blogagem coletiva de esmaltes, da Fernanda Reali, dessa semana está repleta de dicas superinteressantes. Uma verdadeira aula de Economia Doméstica.

Uma das áreas de atuação da economia doméstica está na cozinha através do aproveitamento integral dos alimentos atuando de forma a evitar o desperdício e melhorar a nutrição.

Fazer uso das cascas de alguns alimentos é apenas uma das aletrnativas para evitar o desperdício gerado na culinária e ao mesmo tempo melhorar a nutrição.

O interessante é que mesmo a gente sabendo que as cascas das frutas, por exemplo, concentram uma grande quantidade de vitaminas, proteínas e sais minerais e que em alguns casos essa quantidade pode ser maior do que a encontrada na parte da polpa em si, normalmente nós as desperdiçamos.

Podemos mudar esse hábito e passar a utilizar essas partes não convencionais dos alimentos. E ao fazer isso, além de experimentarmos receitas saborosas e um cardápio mais variado, estaremos também contribuindo para reduzir o lixo na natureza, gerando economia e evitando o desperdício.

Durante essa semana eu mostrei para as minhas filhas algumas maneiras de fazer economia doméstica aliada ao aproveitamento integral de alimentos.

Começamos aproveitando as cascas dos ovos que foram cozidos para comporem uma receita de bacalhau ao forno.



As cascas que iriam para o lixo se transformaram em cálcio caseiro. Como fizemos?

- Juntamos as cascas limpas dos ovos, colocamos em uma forma e quando fomos assar o nosso bacalhau deixamos as cascas no forno por 5 a 10 minutos, em potência média, para desidratá-las.

Lembrem-se: estamos falando de economia doméstica, então nada de ligar o forno somente para torrar as cascas do ovo. Vamos aproveitar o momento em que formos assar um bolo, um pudim ou qualquer outro alimento.

- Após desidratadas as cascas devem ser moídas. Podemos fazer isso utilizando o liquidificador, o mixer ou um moedor qualquer. Mas como estamos ligadas na economia doméstica, trituramos usando a energia do nosso braço até obtermos um pó bem fininho.


- Guardamos o pó de casca de ovo em um recipiente seco, limpo, tampado e protegido do calor. Estando bem vedado esse cálcio pode durar até três meses.

Uma dica para consumir o cálcio caseiro: iogurte com frutas, cereais e cálcio caseiro.

- Adicionamos uma colher de pó de casca de ovo ao iogurte e misturamos bem.


- Arrumamos a taça com uma camada de banana picada, uma camada do iogurte, uma camada de granola ou cereal, uma camada de pedaços de mamão, uma camada de granola ou cereal, uma camada de maçã cortadinha, uma camada de granola ou cereal.



Para aproveitar as cascas das bananas fizemos um brigadeiro com cascas de bananas e a receita pode ser vista nesse post AQUI.



Para o aproveitamento da casca da maçã nós fizemos chá de casca de maçã muito saboroso. Para isso basta ferver as cascas em água até apurar o sabor.


As cascas do mamão foram  utilizadas para fazer cupcakes de casca de mamão. A receita será publicada no post de amanhã.

Para essa blogagem coletiva eu usei o esmalte Maçã Envenenada, da coleção Contos de Fadas ao Avesso, da Avon.



A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

42 comentários:

  1. Ótimas dicas ,reaproveitamento.Fotos lindas todas!beijos,lindo fds!chica

    ResponderExcluir
  2. Menina to passada com seu post.
    Eu sabia do reapeoveitamento de talos e cascas, de alguns alimentos, mas essa do brigadeiro de casca de banana e do cupcake da casca de mamão foi demais!
    Ja anotei a receita do brigadeiro e ansiosa para ver a do cupcake...
    Esse esmalte é lindo, encomendei um, to esperando chegar.

    Beijos e um lindo final de semana

    ResponderExcluir
  3. Adorei a receita do brigadeiro de casca de banana! Vou fazer essa semana!!!! :))

    O esmalte da vez é o mesmo que o meu... Adorei essa cor!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. perfeito é pouco pra descrever este post! dicas ótimas, esmalte novidade e unhas lindas! Chris, eu nao acredito que tu roías as unhas, sabe? parece impossível! beijoooo

    ResponderExcluir
  5. Amei as receitas!! O iogurte parece bem apetitoso! Boa dica, já estou enjoada dos de supermercado..
    bjus

    ResponderExcluir
  6. Aí que vontade desse iogurte! Aprendi a dica da casca de ovo quando minhas filhas eram pequenas, usava o pó (sempre uma colher de sopa rasa) nas receitas de bolo.
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  7. Estou impressionada com tamanha criatividade sua, Chris!! Que legal, adorei a ideia.
    E o esmalte ficou lindo, eu acho muito bonito esmalte vermelho
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Amei seu post!!! E esse esmalte... lindo é pouco!! Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá,adorei ler seu post,aprendi muito, da casaca do ovo já sei a muito tempo mas nunca fiz,sobre o os outros aproveitamentos fiquei de quatro.
    Lindo o esmalte.
    Parabéns, um bom fim de semana

    ResponderExcluir
  10. Dicas espetaculares amiga!! Minha mãe tem osteoporose em grau super elevado e o cálcio caseiro e tudo de melhor!
    Linda a cor do esmalte em sua mão!
    Tenha um dia perfeito!
    bj Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  11. Adorei as dicas... mas tem problemas em comer as cascas das coisas,rsrsrsrsrs...
    Uma vez fiz casca de banana à milanesa para um trabalho da escola da Su, menina, todo mundo comeu e gostou menos eu, não consegui,rsrsrsrsrs... Disseram que ficou igual ao bife de carne comum!!!
    Adorei a cor!!
    Bjs!!!!!
    Ah!! A casca do ovo, não fica parecendo areia nas comidas não? Sempre quis saber isso!

    ResponderExcluir
  12. Chris.... vc é uma pessoa tão jeitosa.... que mimo isso!
    Olha só essa taça de coisas tão simples, mas que enchem os olhos da gente.... amei!
    Amei das dicas todas!

    O esmalte é lindo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Chris, ameei as dicas. Essa da casca do ovo eu já sabia e acho muito válido. Eu costumo usar sim aqui em casa as cascas das frutas para suco. Bato tudo junto e depois não passo no coador. As vitaminas e fibras estão realmente nas cascas.
    Gostei de ver sua filhota aprendendo isso... Certamente dará muito valor nas frutas e legumes quando for adulta.

    Seu esmalte é show!!!
    Beijos e um lindo final de semana :o))

    ResponderExcluir
  14. Oi Chris! A sua unha ficou lindaaaaaaa e fico boba o quanto você é jeitosa com tudo, comida, criatividade, artesanato, viagens... Adoro ler seus posts e ver suas fotos!
    Beijo, beijo!
    She

    ResponderExcluir
  15. Oi Chris. Eu não sabia que a casca do ovo podia ser aproveitada dessa forma, dica anotada. Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Sou tua fã Chris....rsrsrs.
    Menina, quanta coisa dá pra se fazer com a casca.
    Adorei o post, lindas unhas.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  17. Como sempre, show de bola! Amei! Abs.

    ResponderExcluir
  18. Oi Chris!
    Ótimas dicas, como sempre...
    Bjs e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  19. Essa nova coleção da Avon está show! E quantas receitas gostosas...

    ResponderExcluir
  20. Chris, que postagem boa menina!
    Já fiz poeira de ovo
    (bati no liquidificador e saiu um pó).
    Utilizei por muito tempo, não tem gosto de nada
    e é calcio puro, legal né?
    Cascas eu aproveito e faço geléias.
    Aproveite tudo também.
    Esmalte lindo, adorei!
    Bom domingo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  21. menina nunca tinha ouvido falar dessa da casca do ovo, vou fazer também, bjs

    ResponderExcluir
  22. Chris! Essa economia verde que você sempre mostra aqui é importante. Adorei a dica da casca de ovo, para mim foi novidade. O vermelho do esmalte, adoro tons vermelhos! Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Ese esmalte é lindo eu já garanti o meu e a dica sobre a casca de ovo é otima
    http://maosdemocas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Essa cor do esmalte da Avon que vc está usando Chris é super parecida com o meu!
    Anotei todas as formas que vc citou para economizar restos de alimentos!
    Bjs

    ResponderExcluir
  25. Olá, tudo bem?
    Amei a postagem e como vc deu um ótimo exemplo para sua filha e nós suas leitoras tbm!!!
    O esmalte q vc usou estava divino :D
    Quero te convidar para participar dos sorteios em meu blog
    http://estou-crescendo.blogspot.com.br/p/sorteios.html
    beijinhos

    ResponderExcluir
  26. Oi, Chris!!!

    Esse esmalte é lindo demais!!! Comprei a coleção inteira ;)

    Essa do cálcio caseiro eu não conhecia, novidade total, adorei!!!

    Uma ótima semana pra vcs!!!

    Bjinhos

    ResponderExcluir
  27. Chris, eu amo suas dicas, como vc é sábia! Vc podia fazer mais posts com esse tema, pois tenho certeza que vc tem mais dicas pra nos ensinar!
    Adorei a idéia da casca do ovo, e como é importante a gente ter um "extra" de cálcio todos os dias....eu fiz exame esses dias e estava com falta de cálcio no organismo, agora tô gastando bastante com aquele iogurte Densia pra repôr. Mas acho que vou economizar com essa dica da casca do ovo!
    Amei a dica do brigadeiro de banana, já vi e receita e vou fazer aqui em casa!!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  28. Olá Chris!!!
    Amei seu post, é bem verdade que mesmo nós economizando ainda desperdiçamos muita coisa na cozinha... é uma pena mas foi nossa cultura que nos deixou assim se tivéssemos aprendido desde pequena... mas ainda à tempo de passar isso para as crianças, que lindo sua filha aprendendo isso!!! Parabéns!!! (já separei as cascas do bolo de ontem pra fazer a sua dica) e também vou anotar o brigadeiro da casca de banana,(nem vou contar pro meu filho antes dele provar) rsrsrs

    Lindo vermelho, parece um tom de goiaba!!!
    Belo domingo e linda semana!!! Bjs

    ResponderExcluir
  29. adoramos esse post......vale a pena a leitura......desperdiçamos tantas coisas.........
    Se quiser participar manda o texto para a gente....
    Adoramos ter vc como convidada especial essa semana....bjusss

    ResponderExcluir
  30. OLá Chris!!! Não sabia dessa da casca de ovo! Vou informar minha mãe que está num momento que necessita muito de cálcio. Nunca fiz nada com casca, vou começar a pesquisar.


    bjussss

    ResponderExcluir
  31. Muito boa a dica, quantas vezes jogamos as partes mais ricas de legumes e verduras no lixo, temos que aprender a reaproveitar!
    Obrigado por visitar o Arte de educar, uma semana abençoada!

    ResponderExcluir
  32. Muito interessante mas a casca do ovo no iogurte nao vai parecer iogurte com areia ?????saudades suas passa no meu cantinho viu bjocas

    ResponderExcluir
  33. Oi, Chris adorei vocês conseguiram reutilizar coisas que jogamos fora por não saber como reaproveitar e sem perder as vitaminas.

    Bjsssssssssssssssssssss, Dani Cardão.

    ResponderExcluir
  34. Chris esse tema foi muito interessamte e você mais uma vez abordou com muita criatividade.

    ResponderExcluir
  35. Achei muito legal esse post!Legal aproveitar bem as coisas! Acabamos jogando muitas coisas fora por falta de saber p/ que serve!
    Beijos

    ResponderExcluir
  36. Obrigada pelo carinho Chris no meu Blog, adorei sua visita.
    E suas dicas são maravilhosas, esse brigadeiro pode ter certeza que vou tentar fazer
    Bjs!


    ResponderExcluir
  37. Cris muito d+ esse post. Curti todas as dicas!
    Kisses

    ResponderExcluir
  38. O esmalte é lindo e as dicas são muito boas e bem interessantes.

    ResponderExcluir
  39. Oi flor, vi seu link no grupo blogueiras assumidas!! Vim conhecer por aqui e estou seguindo!
    Ti convido para um sorteio super 10 que tem lá no meu blog, estou comemorando 1 ano de blogosfera..rsrs passa lá, vc vai gostar!!
    http://batombamor.blogspot.com.br/2012/08/sorteio-comemoracao-de-1-ano-de-sucesso.html

    Aproveito e tb ti convido a participar do Sou Blogueira!, lá tb pode divulgar seu espaço e fique a vontade >> https://www.facebook.com/groups/soublogueira/
    bjs

    ResponderExcluir
  40. ótimas dicas e receitas.. parabéns!!1
    beijos Mi Gobbato
    http://espacodasmamaes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo