quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Muito mais do que uma apresentação

Hoje eu tive a enorme alegria de assistir a apresentação de música da turma da Ana Luiza na escola. Fiquei superfeliz, orgulhosa, emocionada e satisfeita com o trabalho realizado.

Fui para a escola com a expectativa para ver os oito grupos do 8º cantarem uma música cada um. Mas vi muito mais do que isso. Vi um trabalho completo.

Durante o ano as turmas percorreram os caminhos da música popular brasileira dedicando-se às características rítmicas de vários rítmos e movimentos musicais como: maxixe, choro, samba, baião, xote, bossa nova, tropicalismo, jovem guarda e rock.

Com o princípio de que o conhecimento está no mundo, o importante é como se olha para esse conhecimento, as crianças, na verdade adolescentes, receberam a tarefa de transformar o conhecimento em um espetáculo.


O cenário foi feito, integrado com a aula de artes, aplicando a Arte Abstrata. Em artes visuais a aproximação com a linguagem musical ocorre através da arte abstrata. E assim os alunos criaram mandala que foram concebidas a partir das influências das matrizes culturais brasileiras: indígena, africana e europeia.


Com base no que aprenderam cada grupo recebeu um gênero ou movimento musical para trabalhar com o objetivo de todos juntos criarem uma apresentação. Pois é através da criação que a pessoa se sente potente e não aceita as coisas da forma que vêm impostas.

Os grupos foram ótimos, os alunos estavam felizes e eu fiquei surpresa com a variedade de instrumentos e sons envolvidos. Tinha teclado, guitarra, violão, violino, flauta transversa e uma diversidade enorme de instrumentos de percussão.

E o mais legal, tudo foi preparado pela turma. Eles que prepararam os arranjos, quem tocaria o quê, qual instrumento entraria em que momento, quem cantaria, quais vozes entrariam e quando. Foi lindo!

Ao grupo da Ana Luiza coube a "Jovem Guarda". Além de pesquisa em diversas fontes esse movimento musical, elaboraram um artigo, eles tiveram que escolher uma música e montaram a apresentação.

A música escolhida foi "Era um garoto que como eu amava os Beatles e os Rolling Stones" que muita gente pensa que é do Engenheiros do Hawaii. Mas não, essa música é Dos Incríveis, da época da Jovem Guarda, e foi regravada pelo Engenheiros do Hawaii.

Eu já achei que eles foram extremamente felizes na escolha, pois trouxeram uma música da Jovem Guarda que é atual.

E claro que fiquei babando ao ver a filhota no palco. Gente, não é para morrer de orgulho?



Outro ponto que me deixou muito feliz foi ver aquela quantidade enorme de adolescentes de 13-14 anos juntos, felizes, se divertindo, com respeito, educação e organização. Sem bagunça, cada grupo ouvindo e aplaudindo o grupo que estava se apresentando.

No final foi entregue um Caderno de Estudos de Música com os artigos que eles fizeram sobre cada gênero estudado. Uma recordação disso que foi muito mais do que uma apresentação, foi um caminho percorrido em busca de aprendizado e que construiu o conhecimento.



A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

26 comentários:

  1. Que legal, Chris! Parabéns para a filhota!
    Beijos,
    Nine

    ResponderExcluir
  2. Amei Chris..adoro essa música..aprender assim fica bem mais fácil..bjus e parabéns a Ana..

    ResponderExcluir
  3. Chris é pra VIVER de orgulho, mulher!
    Parabéns pela preciosidade. Ficou uma delícia de ouvir o som deles :)

    Ai... eu quero, shows na escola com o meu bebe...rs

    Beijos carinhosos
    Nina e Theo
    http://www.maternizando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Nossa eu que voltei a infância agora..ouvi muito essa música gravada pelos engenheiros do hawaii quando era pequena rsrs no meu walkman kkk 9que nem existe mais!)
    bjos

    ResponderExcluir
  5. É tão bonito ver adolescentes educados, não é? E o painel de arte abstrata ficou bem legal! Daria até para decorar festa de aniversário. Lindo, mesmo.

    ResponderExcluir
  6. É tão bonito ver adolescentes educados, não é? E o painel de arte abstrata ficou bem legal! Daria até para decorar festa de aniversário. Lindo, mesmo.

    ResponderExcluir
  7. Sua filhota estuda em uma excelente escola, muito bom, pois escolas que pensam assim de forma lúdica e educando os sentidos são poucas.
    Ficou tudo lindo. Imagino como deves ter babado, porque mãe é bicho bem bobo, kkkk
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. É pra morrer de orgulho sim! Que legal, bonito e organizado. A escola da Alana retirou a musicalizaçao. Agora ela faz musicoterapia mas esta tímida pra cantar, fica mais nos instrumentos. Parabéns pela filha e pela escola! Bj.

    ResponderExcluir
  9. SIM! É para babar, morrerrr de orgulho!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Nossa, lindo.
    E essa música fez parte da minha infância, foi uma delícia ouvi-la novamente, ainda mais desta maneira tão gostosa.
    Dê um beijão na filhota, ela merece!

    ResponderExcluir
  11. que orgulho hein...parabéns! bjo Luana
    www.segunda-viagem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Chris lindo trabalho realizado pela turma. Estão de parabéns!

    ResponderExcluir
  13. Que lindo Cris... Trabalho lindo desta turma de adolescentes, com certeza deu para sentir a felicidade de realizar este trabalho. Bjs

    ResponderExcluir
  14. Cris muito maneira a apresentação da galera. Essa música é muito legal e eu gostei muito de ouvir aqui.
    kisses

    ResponderExcluir
  15. Ah que graça, adorei e essa música é linda, bela escolha! ;)
    Beijo, beijo!
    She

    ResponderExcluir
  16. Ah eu já me derreto toda de ver os vídeos dos meus sobrinhos fazendo essas apresentações, imagina quando for meu filho! Amei ver a Analu nessa apresentação aí. Parabéns Chris! Beijoca
    Manu
    #amigacomenta
    @emanoellew
    www.manumamae.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Simplesmente D E M A I S !
    Adorei! Parabéns!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  18. Quando orgulho hein mãe? Lindo demais...

    Amiga, me perdoa pelo sumiço? Agora estou de volta heheheh..

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  19. Show de bola hein, adorei a musica!!

    Chris tem um MEME pra vc la no blog

    Bjs

    Gleysa
    www.demamaeursa.com

    ResponderExcluir
  20. Chris, que linda a apresentação! A música foi uma escolha perfeita mesmo! Adorei!
    E me emocionei vendo sua filhota! (a gente se sente meio tia dessas crianças, ops! adolescentes! rsrs)

    parabéns!

    super beijo

    ResponderExcluir
  21. Que linda! muito emocionante, né, sempre choro!!! bjs e um lindo feriadão!!!

    ResponderExcluir
  22. Chris, realmente bem mais do que uma apresentação.
    É sim pra morrer de orgulho, amiga

    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Nossa Chris, que organização da escola!
    Adorei o painel.
    Bjus, Genis
    mamaegenis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. É de babar mesmo! Legal demais a escola da Ana Luisa!

    Bj!

    ResponderExcluir
  25. Parabéns pra filhona, e parabéns pra escola por incentivar uma atividade bacana assim!!
    Que gostoso corujar a filha, Cris!!
    Adorei a apresentação. A música, eu amo!!!
    Bjns

    ResponderExcluir
  26. Eu estava louca pra ver o videozinho, vi que vc postou no face e não consegui passar antes, mas é pra ficar orgulhosa mesmo, Chris!!! Ficou lindo! Eles cantaram muito bem e eu adorei os instrumentos tb!

    Parabéns à Ana Luiza!!!
    Foi uma bela apresentação! Eu tb achei que eles foram muito bem ao escolher esta música, eu adoro! E tb pensava que era dos Engenheiros, hehehe. Muito cantei com meu pai, ele tocando ao violão... bom relembrar :)

    Beijos, querida!
    Tudo de bom pra vcs :)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo