segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Mãe Saudável: Modo de Vida

Nessa quinzena eu estava preocupada com as férias e como seria o meu modo de vida nesse período.



Estive na nutricionista e em duas semanas eu tive uma perda de 1,8 kg, totalizando -11,2 kg desde que comecei o projeto Mãe Saudável. Na opinião dela foi pouco. Eu poderia ter eliminado esse peso em apenas uma semana. Ok, ela está certíssima em fazer a parte dela e cobrar o melhor de mim. Porém eu fiquei muito feliz com o resultado. E vou explicar o porquê.

Neste período de férias eu cometi alguns erros no ponto de vista da dieta proposta pela nutricionista sim, mas eu também não chutei o pau da barraca. Pelo contrário, eu me senti uma pessoa normal fazendo as melhores escolhas e me permitindo alguns prazeres.

Eu sei que neste momento estou precisando perder peso e por isso preciso fazer restrições sim, mas o que eu tenho como objetivo e conceito de vida saudável é o equilíbrio! Isso que eu estou me propondo.

Na semana passada eu estive em um evento do  projeto Viva Positivamente, da Coca-Cola Brasil. Dessa vez o foco do evento era falar sobre o sódio. O palestrante foi o Dr. Carlos Scherr professor de Cardiologia da Universidade Gama Filho e mestre em Cardiologia pela Universidade Federal Fluminense. Além disso, ele é autor do livro "Estilo Ipanema" que eu estou lendo e gostando muito.




Pelo o que vi na palestra e pelo o que estou lendo no livro o conceito aplicado é de que tudo é permitido (com exceção do cigarro), desde que com moderação e feito da maneira adequada.

Para que possamos fazer sempre as melhores escolhas de acordo com as próprias necessidades é importante buscarmos o conhecimento sobre o que comemos e como preparamos os nossos alimentos. Assim podemos equilibrar a nossa alimentação e nos permitir a alguns prazeres.






Uma informação que chamou bastante a minha atenção foi em relação à importância de, além de reduzirmos a gordura corporal, termos um índice adequado de massa magra.


A minha cardiologista já tinha me alertado da relevância da musculação na minha vida. Mas eu, até o momento, deixei essa preocupação de lado e estava apenas me exercitando na parte aeróbica aproveitando o que o Rio tem de melhor que é a orla: pedalar do Leblon até o Leme é extremamente relaxante.

Leblon

Arpoador

Copacabana

Então, no meu projeto Mãe Saudável vou incluir exercícios estáticos (que me deem massa muscular) com a orientação de um profissional, é claro!

Aproveitem para visitarem a Andreia Salles, "Mãe Vaidosa", que está neste projeto junto comigo e darem uma forcinha para ela também.
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

30 comentários:

  1. Antipática essa nutricionista rs

    Médico da uma meta mas esquece que do início ao fim dela tem várias coisas que acontecem na nossa vida. Creio que o importante é continuar na meta, mesmo que mais lentamente, provavelmente vai durar mais o resultado quando chegar nela.

    O livro parece interessante, eu amo muito Salmão, mas é um peixe que onde moro subiu muito :( E é bom avisar que a pele de frango, por exemplo, é pra tirar ANTES da preparação. Conheço gente que só faz isso na hora de comer.

    Musculação hoje tem sido muito recomendada,inclusive pros velhinhos que a maioria acha que não podem erguer nem um peso...mas tenho visto programas onde a musculação faz praticamente milagres na vida de muitos deles. Claro que não é seu caso, também não é o meu, mas musculação deve ser bem melhor se começada mais cedo...mas e a preguiça/falta de vontade de fazer musculação?

    Eu gosto de dançar, adorava hidroginástica por causa da água, mas musculação... :(

    Abraço e boa sorte no Mãe Saudável

    ResponderExcluir
  2. Parabéns amiga!!! Fazer dieta nos dias de hoje é só para os fortes e aqueles que tem opinião!!! Venho de uma família obesa, quando criança eu era obesa e isso durou até a minha adolescência, quando comecei a me interessar pelos meninos e a ser rejeitada por eles. Fiquei com anorexia e bulimia, cheguei a pesar 46 kilos (tenho 1,60 de altura), mas consegui superar tudo isso, e atualmente peso 52 kilos (mas sempre quero perder aqueles dois kilinhos!!!rs) Sou apaixonada pela culinária, amo comer e cozinhar, então para equilibrar tudo isso, faço caminhadas e musculação 5 vezes por semana, e todas as receitas que posto (principalmente os doces) eu como apenas uma vez e distribuo o restante para família e amigos (eles adoram) em casa quase não compro doces que gosto (tipo chocolate e sorvete) e compro os preferidos do meu filho (que tem metabolismo acelerado e é super magrinho e quase não come doces, como todo magrelo!!!)rs Siga em frente, a batalha será para toda a vida, mas os resultados são ótimos!!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Chris férias não tem graça se não tiver umas jacadas, depois você volta para a dieta. beijos
    http://www.receitasdebelezaverde.com.br

    ResponderExcluir
  4. Chris, eu concordo com você, as suas escolhas foram baseadas no prazer e na vivência com a sua família. Faça a sua dieta no seu ritmo, com a opção de ser feliz durante ela.
    Estamos aqui para acompanhar os seus resultados e te dar todo apoio.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Parabéns! Qualquer quilo perdido é motivo para orgulho e celebração, sei como é prazeroso sentir que aos poucos você vai vencendo e está conseguindo mudar seu estilo de vida. Eu não sabia desse conceito da palavra dieta, mas fiquei feliz em saber que estou no caminho certo. Hoje eu alcancei o meu peso ideal e agora estou na fase de ganho de massa muscular, o que no início de meu uma certa aflição, pq o peso começou a subir. Mas daí a profissional que me acompanha me explicou que é natural o peso aumentar, mas o ganho é de massa muscular e não gordura. E quer saber? Cada dia fico mais feliz com meu corpo e com o estilo de vida que adotei! Não consigo ficar um dia sequer sem pedalar ou correr e depois meus exercícios funcionais... faz bem para o corpo e para a mente!

    Beijos e sucesso!!!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns eu acho que estás te saindo muito, MUITO bem., Segue firme em frente. Lindas fotos do Rio! beijos,chica

    ResponderExcluir
  7. Sempre me preocupei com a alimentação, mas, depois que meu filho nasceu, os cuidados redrobaram.
    Ultimamente, estou considerando adquirir a Air Fryer.
    Vc conhece, amiga?
    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Chris meu lema é devagar e sempre.
    Você está certíssima e no caminho certo pois esse habito que estamos adiqurindo é pro resto da vida.
    Vou ver se consigo comprar esse livro na net leituras boas são fundamentais pra ajudar nesse processo.
    Bjks

    ResponderExcluir
  9. Adorei se esta emagrecendo esta otimo pouco importa se devagar ou rapido quanto mais devagar mais tempo ficaras magra isso qualquer reeducacao alimentar diz pois evita o efeito sanfona eu nas ferias enfiei o pe na jaca,cai de boca nela e ainda comi um pedaco kkkkkkk mas to tentando voltar mas a gula na tpm e fogo kkkkk bjocas amei as fotos das praias muito lindo

    ResponderExcluir
  10. Chris, parabéns pelo seu empenho e busca de informações. O equilíbrio é sempre mais duradouro do que os extremos.

    ResponderExcluir
  11. QUE BOM FILHA ...VC NEM IMAGINA COMO ISSO ME DEIXA FELIZ !!!!!

    ResponderExcluir
  12. VAI FICAR MAGRELINHA ,EU TAMBÉM EMAGRECI BEIJOS DA PENHA

    ResponderExcluir
  13. SUA SAÚDE E SUAS FILHAS AGRADECEM ....PARABÉNS !!!

    ResponderExcluir
  14. Chris, parabéns. Alguns profissionais não sabem falar direito com a gente. Ditam as regras sem saber que somos 'cerumanos'. Olha eu emagreci 9 quilos em mais de um ano, somente reduzindo a quantidade das minhas refeições. E eu tomava cerveja e vinho (ainda tomo). Tá certo que eu fazia a lei da compensação e isso é erradíssimo! Mas deu certo, sem sofrimento, sem restrições, diferente de todas as dietas que eu já fiz na vida (isso tem mais de 15 anos - metade da minha vida).
    Continue, firme e forte!!!

    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  15. Concordo com você, nada de sofrer para atingir um objetivo. Também comecei um controle alimentar baseado em adaptação a escolhas mais saudáveis,só ainda não consegui a atividade física. Parabéns!

    ResponderExcluir
  16. cada um tem seu time. Vc tem os seus objetivos e com determinação irá conseguir. No entanto não li nada sobre o sódio. O que o profissional disse sobre este na palestra?

    ResponderExcluir
  17. Minha amiga, não concordo com sua nutri, você perdeu bastante peso para duas semanas, não podemos esquecer de que o metabolismo leva tempo a se adaptar com as perdas, nada que é radical tem bons resultados.
    Venho acompanhando sua caminhada e sei que está fazendo seu melhor, não tenha pressa. Meus pacientes que hoje estão magros, foram os que aprenderam a irem devagar, faça o mesmo.
    Um super beijo

    ResponderExcluir
  18. Querida Chris, continue firme, com uma orla dessas servindo de incentivo eu iria longe rsrsr vc é privilegiada e determinada, vai atingir suas metas mesmo com um escorregãozinho aqui outro ali rsr Bjinhoss e sucesso a vc e a Andréia!

    ResponderExcluir
  19. Chris eu que te vejo sempre já percebo que você já emagreceu muito. Você está de parabéns pela sua força de vontade.
    beijinhos

    ResponderExcluir
  20. Que bacana, Chris, parabéns pela determinação e sucesso:)
    Pedalar é bom demais, aqui na Holanda raramente dirijo, só pedalo;)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Querida, sei que mudanças alimentares não são fáceis. Eu tive que cortar o trigo e envolve todo um planejamento na hora de sair e dificulta os lanchinhos rápidos na rua

    Fico muito feliz de vc estar trilhando este caminho. Num post meu eu falei justamente como a palavra dieta acabou perdendo seu verdadeiro sentido. Nele relato tb como foi a minha mudança de hábitos

    http://universomaterno.blogspot.com.br/2012/11/relato-e-dicas-prazer-na-alimentacao.html

    (Vou contestar o autor num ponto. O salmão que temos aqui no Brasil não é saudável. Ele é criado em cativeiro e recebe bombas de antibiótico e depois corantes. Descobri isto quando meu filho provou salmão pela primeira vez e teve uma reação alérgica assustadora)

    Parabéns pela iniciativa e sucesso!

    ResponderExcluir
  22. Parabéns Chris, pela dedicação e ótimo resultado: vários quilinhos, preciso me empolgar com você e entrar no projeto mãe saudável.

    Beijos

    Quézia Silva
    http://kemuelpresentededeus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Eu tbm estou precisando desempoerar minha bike... tem anos que não a uso..

    blogdabiane.com.br

    ResponderExcluir
  24. Oi Cris!
    Acho que mais importante que perder peso é perder peso de forma saudável e criar bons hábitos de vida que permaneçam! Essas dietas milagrosas que fazem as pessoas perderem peso em pouco tempo não provocam uma mudança real na rotina nas pessoas e por isso depois de um tempo é fácil recuperar o peso perdido. Sou a favor da reeducação alimentar e da prática de exercícios físicos, mesmo que poucas vezes na semana. Deixar o sedentarismo de lado é um passo fundamental para ter uma vida saudável!

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  25. A prática de exercicio e a reeducação são as melhores chris
    Aqui conseguimos diminuir uns kilinhos indesejados
    Mas é fácil mesmo de ganhar de novo aff
    Bjkas
    https://twitter.com/letteia
    http://segredosdaluma.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Que legal esse projeto e sua força de vontade tbm, vou acompanhar vc mais de perto gostei.
    Tb estou fazendo uma dieta preciso emagrecer, tem sido bem dificil estou no inicio, mas qndo penso em desistir lembro do meu bebê que precisa de uma mãe saudavel para acompanhar seu crescimento e ser exemplo e pq não um mãe Lindona para ele se encher de orgulho :D
    Bjcas
    http://estou-crescendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Oi Chris.
    Acho que é todo um conjunto. Vidal saudável está aliada a alimentação, exercícios, mudança de hábitos mesmo... Mas é muito difícil tomar a iniciativa de começar. Vc começou e isso é bom demais. Força.
    Bjs.

    Jussara

    ResponderExcluir
  28. E eu, menina, que ainda mantenho quatro quilos extras da gravidez? Total falta de iniciativa. Preciso urgente me mexer. Soube de um grupo de famílias que saem pedalar no final do dia aqui na cidade. Não temos paisagens tão lindas quanto o Rio, mas se rolar companhia, quem sabe me animo. Gostei de ver você. E parabéééénssss pelas conquistas suadas! Beijos
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  29. Eu também preciso emagrecer, mas não tô afim de cortes radicais.
    Tenho feito minha dieta, seguindo os pontos pelas nutri, mas me permito pequenos prazeres... senão a vida vira um terror.

    Preciso fazer musculação também...

    E vamos firmes no projeto mais saudável !!!
    Bjus 1000

    ResponderExcluir
  30. Chris, mais uma vez parabéns pela força de vontade e pelas informações compartilhadas.

    Com carinho
    Equipe Recanto

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo