quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Amizade e Arte - Minha Terapia

"A amizade é supérflua, como a filosofia, a arte. Não tem valor de sobrevivência, mas é daquelas coisas que dão valor à sobrevivência." C. S. Lewis.

Sabe aquele dia que você não está legal? Então, eu estava assim meio esquisita, angustiada, ansiosa, com vontade de chutar o pau da barraca, com a sensação de que iria explodir a qualquer momento. Aí resolvi aproveitar a hora do almoço com calma, com um pouco mais de tempo, e fui a uma exposição em um lugar que eu ainda não conhecia, de um artista que eu não conhecia, com algumas amigas. Juntei arte e amizade e saí de lá renovada.

A exposição escolhida foi “Ron English - Do estúdio para a rua” na Caixa Cultural.


Ron English - Do estúdio para a rua


Ron English é considerado um dos maiores nomes do Surrealismo Pop e um dos criadores da street art e das intervenções urbanas.

A exposição traz 110 obras sendo uma delas criadas especialmente para ser exibida aqui no Brasil. É um borboleta sul-americana que expressa sua admiração pelos valores e belezas do ecossistema do continente e como ele afeta todo o planeta. E eu não fotografei! :(

A exposição é bem impactante e traz personagens bem conhecidos nossos em situações inusitadas.

Ron English - Do estúdio para a rua

É muito instigante exibindo pôsteres, quadros, murais e fotografias que misturam referências do cenário pop, da história da arte, da propaganda, dos quadrinhos e da música.


Ron English - Do estúdio para a rua

É questionadora utilizando figuras e marcas bem conhecidas do espectador para analisar a cultura ocidental.

Ron English - Do estúdio para a rua
MC Supersize


É divertida com o estilo POPaganda, definido pelo próprio artista, usando as técnicas de propaganda para questionar o consumismo.

Ron English - Do estúdio para a rua
Observe a embalagem de cereal com informações do tipo "A good source of cavities" e "Nutrition Free".

E essa "brincadeira" que une arte e propaganda é muito estimulante. É bem legal ver a propaganda que joga o lugar comum, com o que está socialmente aceito, sendo usada na arte que faz justamente ao contrário, lida com o que não está aceito ainda, é provocativa, instigante, te tira da zona de conforto com o o objetivo de te melhorar e aprender com isso. 

O fato de usar o lugar comum, a propaganda, para sair dele e fazer arte é que torna a exposição tão surpreendentemente leve ao mesmo tempo que é polêmica.

Ron English - Do estúdio para a rua

A companhia das amigas me ajudou a observar mais detalhes das obras e pontos de vista que eu não tinha observado,

A amizade me trouxe calma e a arte me trouxe alma nesse dia que eu estava precisando desacelerar enquanto tudo acelerava ao meu redor.

E vale muito a pena ver a exposição.

Serviço:
Data: 21 de outubro a 21 de dezembro de 2014 (terça-feira a domingo)
Horário: 10 às 21h
Local: Caixa Cultural Rio de Janeiro – Galerias 2 e 3
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca) Telefone: (21) 3980-3815 Entrada franca
Classificação indicativa: Livre


Você pode me encontrar também
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

2 comentários:

  1. Chris,
    Tem dias que estou assim também e nada melhor que a companhia de amigos. E vc ainda foi além! Foi a uma exposição para lá de maravilhosa! Que delicia de imagens que vc fez de lá! Me transportei para lá sem sair de Fortaleza!
    Boa!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  2. Ah!! Delícia estar com amigas... amei ver essa expo com vc e as meninas... e essa semana fui eu que precisei e vcs estavam presentes. Grande bj!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo