segunda-feira, 28 de abril de 2014

Risoto de shimeji, nirá e abacaxi


Um prato que a gente gosta de fazer aqui em casa é o risoto e nessa semana fizemos um bem especial que foi o risoto de shimeji, nirá e abacaxi.



O que utilizamos:
- 1 xícara de chá de arroz arbóreo;
- 1 litro de caldo de legumes (o ideal é utilizar um caldo caseiro, mas dessa vez fiz com 1 tablete de caldo de legumes Qualimax);
- 100 ml de vinho branco;
- 1 pacote de cogumelos do tipo shimeji;
- 1 molho de nirá;
- 2 cebolas picadas;
- 3 dentes de alho amassados;
- 2 colheres de sopa de azeite;
- 3 fatias de abacaxi cortadas em tiras;
- molho shoyo light a gosto;
- sal e pimenta moída a gosto.

Como fizemos:
Em uma panela preparamos o caldo de legumes. Colocamos um litro de água, acrescentamos o caldo, amassamos, deixamos ferver e reservamos, mantendo aquecido.
Em outra panela preparamos a shimeji. Colocamos uma colher de azeite, metade de uma cebola picada, um dente de alho amassado e deixamos dourar. Acrescentamos o shimeji refogando e deixando apurar. Adicionamos o molho shoyo e deixamos cozinhando até os cogumelos ficarem macios. Reservamos.

Em outra panela preparamos o nirá. Colocamos uma colher de azeite, metade de uma cebola picada, um dente de alho amassado e deixamos dourar. Acrescentamos o molho shoyo e o nirá. Deixamos refogar por aproximadamente dois minutos. Reservamos.
Em uma frigideira de borda bem alta colocamos uma colher de azeite, uma cebola picada, um dente de alho amassado e deixamos dourar. Acrescentamos o arroz e misturamos até os grãos ficarem brilhando. Colocamos o vinho, sempre mexendo, e deixamos apurar. Assim que o arroz ficou quase seco começamos a adicionar o caldo de legumes que deve estar fervendo. Fomos colocando duas conchas de caldo por vez sempre misturando e esperando ficar quase seco até o arroz ficar al dente. 
Assim que o arroz ficou no ponto acrescentamos o shimeji e o nirá com o caldo do shoyo. Misturamos e deixamos no fogo baixo por aproximadamente dois minutos. Desligamos o fogo, colocamos os pedaços de abacaxi e servimos.



Foi um sucesso! O sabor doce do abacaxi contrasta com o salgado do shoyo. 
Para fazer esse risoto para crianças pequenas o ideal seria utilizar o caldo de legumes caseiro, deixar o arroz cozinhar um pouco mais (apesar dos apreciadores de risoto confirmarem que o ponto certo é al dente) e amassar tudo com um garfo.

Outras receitas de Risoto podem ser vistas clicando nos links abaixo:

- Risoto de abóbora com queijo de cabra;
- Risoto verde;
- Arroz com legumes e queijo.

Outras receitas com shimeji:

- Papardelle de Shiitake (na verdade usei shimeji);
- Capuccino de cogumelos;

Esse post faz parte da Blogagem Coletiva de Receitas Saudáveis do Recanto das Mamães Blogueiras. Venham ver as outras dicas e quem sabe participar também.
 

domingo, 27 de abril de 2014

A Semana - Post #11

A semana foi curta por causa do feriado prolongado aqui no Rio. Não viajamos e o objetivo do final do feriado era descansar. Sem muita agitação, com bastante leitura, filmes e comidinha em casa.


Então vimos muitos filmes.

- Eu e o Antonio vimos "Uma ladra sem limites". Uma comédia no estilo road movie cheio de situações clichês, mas o carisma de Bateman e Melissa McCarthy (da série “Mike & Molly”), nos dois papéis principais, fazem o filme ficar divertido.



Sinopse do site Adorocinema: "Sandy Patterson (Jason Bateman) é um paizão, trabalhador e anda louco por uma promoção para melhorar a saúde financeira da família que vai crescer ainda mais, já que sua esposa (Amanda Peet) está grávida. Quando ele estava prestes a dar um salto profissional significativo, descobre que seu nome está sendo usado indevidamente por alguém em outro estado. Com a polícia de mãos atadas para resolver o seu caso, ele resolve viajar para convencer a pilantra (Melissa McCarthy) a se entregar. Só que a missão fica ainda mais complicada na medida que outras pessoas, entre eles um caçador de recompensas, também querem a cabeça dela.".

- Revi com a Ana Luiza (ela ainda não tinha assistido) "Blue Jasmine". Um filme que vale a pena ver e rever.

- Com a Sofia nós vimos "Mckenna Rumo ao estrelato". Um filme bem sessão da tarde, ótimo para crianças na faixa etária da Sofia (8 anos). A personagem Mckenna é uma das bonecas "American Girls". Mckenna é uma menina determinada que sonha em entrar para a equipe olímpica de ginástica. Seus pais a apoiam na condição de que a escola venha em primeiro lugar. Mckenna apresenta um grave problema de concentração e precisa recorrer à ajuda de uma "tutora" para equilibrar a vida escolar com a vida de atleta. E o melhor do filme é a mãe de Mckenna interpretada pela atriz Nia Verdalos de "Casamento Grego" e "Falando Grego".



- Fui com a madrinha da Sofia ver "Amante a Domicílio" um filme ótimo, gostoso de ver, com um humor inteligente que nos fez dar boas risadas e que fala da necessidade de amor nas relações. E só por ter Woody Allen no papel principal já vale a pena.


Sinopse do site Adorocinema: "Murray (Woody Allen) é um senhor de idade que, durante uma conversa sobre sexo, diz que conhece um gigolô. Ao saber o quanto poderia ganhar como cafetão, ele tenta convencer seu amigo, Fioravante (John Turturro), a entrar para o ramo. Só que ele é um pacato jardineiro e não quer se envolver em algo do tipo. Após muita insistência de Murray, Fioravanti topa fazer um programa com a doutora Parker (Sharon Stone), que está bastante insegura por ser a primeira vez que trai o marido. O sucesso do encontro faz com que a fama de Fioravanti corra entre as amigas da doutora, assim como ele mesmo passa a notar melhor as qualidades da nova profissão.".

- Aproveitei o Dia do Índio para levar a Sofia e uma amiga ao Museu do Índio.


- Fomos ver a Taça da Copa do Mundo de pertinho e aproveitamos para fazer uma visita ao Maracanã. Falei desse passeio AQUI.

- Experimentamos algumas invenções na cozinha como: pão de queijo de caneca, naked cake de aveia de caneca (essa receita foi um sucesso e está neste post AQUI) e um risoto de shimeji, nirá e abacaxi que ficou divino (receita vai estar no blog amanhã).


- Teve estudo em forma de brincadeira para internalizar a tabuada. Falei da internalização da tabuada AQUI.




"O 'aproveitar' não precisa necessariamente ser dinâmico, podemos aproveitar o sossego também". Martha Medeiros.


Este post faz parte da Blogagem Coletiva "A Semana" proposta pela Fernanda Reali. Passe lá para ver como foi a semana das outras amigas participantes. Essa blogagem é um estímulo a aproveitarmos mais as nossas semanas.  

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Tour da Taça e Tour no Maracanã


A taça da Copa do Mundo Fifa está até hoje e nós tivemos a oportunidade de ver o troféu bem de pertinho e tirar várias fotos.


Esta é a terceira edição do Tour do Troféu da Copa do Mundo da FIFA, apresentado pela Coca-Cola. A jornada da taça partiu do Cristo Redentor no Rio de Janeiro, no dia 12 de setembro de 2013. Após viajar pelo mundo durante nove meses finalmente veio ao Brasil. Por aqui, essa belezura, vai visitar 27 cidades.

Em todas essas cidades, o público terá a oportunidade de tirar uma foto ao lado da taça e de conferir uma animação especial mostrando momentos inesquecíveis da Copa do Mundo da FIFA, além de exposições interativas e outras atrações.


O tour teve a duração aproximadamente de 45 minutos e passamos pelo túnel com a história das Copas, uma exposição de bolas Adidas das Copas anteriores, sala interativa, sala com jogos e a exposição da Taça com direito a foto.

Aproveitamos ainda para tirar uma foto com a Brazuca em tamanho gigante. O Fuleco, mascote da Copa, estava circulando por lá todo animado. Não conseguimos tirar foto com ele que estava no palco dançando junto com as atrações musicais.


E já que estávamos ali, fomos fazer a visita ao Maracanã.

Visita Guiada no Maracanã

Já ouvi falar que a visita guiada que dura aproximadamente uma hora é ótima, mas mesmo assim optamos pela visita autônoma que foi bem tranquila. Os funcionários estão superbem treinados e orientam com muita boa vontade.

Visita Guiada no Maracanã

Começamos pelo térreo visitando o vestiário e as crianças ficaram impressionadas com a jacuzzi.

Visita Guiada no Maracanã

Ainda no vestiário fomos ver as camisas dos jogadores da Seleção do Brasil.

Visita Guiada no Maracanã

Saindo do vestiário nos direcionamos para o campo.

Visita Guiada no Maracanã

Além de ver o gramado de perto, temos a possibilidade de sentar no banco de reservas (os pretos) e da comissão técnica (bancos azuis).

Visita Guiada no Maracanã

Ali temos a sensação de estarmos em uma enorme bandeira do Brasil.

Visita Guiada no Maracanã

Em seguida subimos ao quinto andar onde fica a tribuna de imprensa. Dali temos uma visão ampla de todo o estádio.

Visita Guiada no Maracanã

Descemos ao terceiro andar para sentir o conforto da tribuna de honra. As crianças fizeram questão de sentarem na mesma cadeira que a Shakira se sentou.


Dali fomos para o primeiro andar dar uma olhada na arquibancada.


Retornamos ao térreo para ver a estátua do Mané Garrincha, os pés famosos desse habilidoso jogador e a estátua do Zico.

Visita Guiada no Maracanã

No térreo também tem uma lojinha e uma lanchonete. 

O estádio está supernovo, muito bem-cuidado, todo limpo e organizado. Os funcionários foram sempre muito educados, solícitos e disponíveis para ajudar. Valeu muito a pena o passeio.

Quem quiser pode comprar o ingresso para o tour guiado no próprio site do Maracanã, bem AQUI, e maiores detalhes sobre a visitação podem ser consultados AQUI.

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Visitando o Museu Histórico Nacional


Taí um passeio que eu gosto de fazer com as minhas filhas: ir ao museu. Quando viajamos para o exterior normalmente vamos visitar os museus que fazem parte do roteiro turístico local. E por que não fazer isso na nossa cidade também?

O Museu Histórico Nacional aqui no Rio é um lugar bem interessante para passear com as crianças.

Visitando museus com crianças

O museu que já foi uma fortaleza é cheio de histórias mal-assombradas. É só conversar com os funcionários que fazem a segurança do local que eles contam um caso de barulho de passos, cortinas que se mexem, mesmo com as janelas fechadas, barulho da máquina de escrever (aliás, a Ana Luiza adorava ir ao MHN para ver essa tal máquina). Isso já dá um clima de aventura e mistério à visita.

A exposição permanente, que começa no hall, conta muito da nossa história e já chama a atenção logo na entrada com essa estátua equestre de D. Pedro II.

Visitando museus com crianças

Já fiz vários passeios ao Museu Histórico Nacional para mostrar para a Ana Luiza e agora para a Sofia o conteúdo que elas estão estudando na escola. E eu posso garantir que estudar no museu fica muito mais divertido. Falei disso AQUI.


As exposições começam com o período pré-histórico brasileiro onde as crianças se encantam com as pinturas rupestres.

Visitando museus com crianças

Passa pelos nossos índios.

Visitando museus com crianças


A chegada dos portugueses até o período republicano.

Outro ponto que desperta muito a atenção é a exposição dos meios de transporte "Do Móvel ao Automóvel - Transitando pela História".

Visitando museus com crianças

No pátio interno conhecido como "Pátio dos Canhões" são expostos canhões de origens distintas que representam diversas etapas da nossa história.


E a arquitetura é bem bonita.


Visitando museus com crianças

Visitando museus com crianças

Além das mostras permanentes o Museu Histórico Nacional sempre traz exposições temporárias que podem ser bem interessantes. Nessa última vez que eu fui com a Sofia nós tivemos a oportunidade de conferir a exposição 'Hiperbólico', do designer carioca Brunno Jaharae, a instalação que mais chamou a atenção foi "Multiplástica Doméstica".


Foi lá que vimos algumas exposições bem impactantes como: "Darwin", "Corpo" e "A Corte Portuguesa no Brasil" em comemoração aos 200 anos da chegada deles por aqui. Então vale a pena a visita ao MHN tanto pelas exposições permanentes, quanto pelas mostras temporárias que acontecem por lá.


Aqui vocês podem ver uma matéria sobre os fantasmas do MHN: Fantasmas se divertem no Museu Nacional.

Aqui dei dicas de como tornar a visita aos museus um passeio interessante: Visitando museus com crianças.

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Bolo de Caneca de Aveia e Chocolate - BC Fotos #11

Esses dias de feriado carregados de preguiça pediram simplicidade, receitas rápidas e práticas, e guloseimas mais lights por causa da Páscoa. Aí bateu a vontade de um bolinho de chocolate com brigadeiro no café da manhã. Mas já tínhamos comido chocolate na Páscoa e precisávamos maneirar. A solução foi fazer bolo de caneca de aveia com uma pegada naked cake para dar o clima.


O que utilizamos:

Para a massa

- 1 ovo;
- 1 colher de sopa de aveia (cheia);
- 1 colher de sopa de leite desnatado;
- 1 colher de sopa de óleo (eu fiquei com receio de fazer sem o óleo e ficar muito seco);
- 1 colher de sopa de Nescau light (cheia);
- 1 pacotinho de adoçante;
- 1 colher de café de fermento em pó.

Para o recheio o brigadeiro light da Sofia:
(sempre que ela quer fazer brigadeiro e eu não deixo, ela faz a adaptação com iogurte)

- 1 copo de iogurte grego light;
- 2 colheres de sopa de Nescau light.
- 3 castanhas-do-Pará picadas;
- fruta. Nós utilizamos framboesa, mas pode ser com uva verde, morango, banana, enfim a fruta preferida.


Como fizemos:

Batemos com um garfo todos os ingredientes da massa, colocamos na caneca untada e levamos ao micro-ondas por 3 minutos na potência máxima (esse tempo varia conforme o aparelho).

Enquanto o bolo estava no forno preparamos o recheio misturando o iogurte e o Nescau. Simples assim!


Após retirar o bolinho do forno, cortamos em quatro fatias e assim montamos dois naked cakes.


Recheamos com uma colher bem cheia do recheio de forma que escorresse um pouco.


Adicionamos as framboesas e algumas castanhas.


Colocamos outra fatia do bolo, cobrimos com mais uma camada de creme e decoramos com a framboesa, e as castanhas.


Ficou uma delícia, satisfez a vontade de doce e nem ficou tão engordativo assim!

Outras receitas na caneca:


Esse post faz parte da Blogagem Coletiva de Receitas Saudáveis do Recanto das Mamães Blogueiras. Venham ver as outras dicas e quem sabe participar também.
 

O tema da BC de Fotos  proposta pela Dani Moreno para esta semana é chocolate, então vou aproveitar o post e deixar a dica para aquelas horas que bater uma vontade louca de comer um chocolate, mas que a gente precisa controlar os excessos.

Venham ver AQUI as outras participações e ficar com a boca cheia d'água.

sábado, 19 de abril de 2014

A Semana - Post #10


A semana foi chuvosa, mas muito animada com a expectativa do feriadão.

- Fiz um passeio no Museu Histórico Nacional com a Sofia e uma amiguinha e aproveitei para reforçar o conteúdo da prova de História. O passeio foi superinteressante e muito recompensador ver as carinhas delas de interessadas, curiosas e surpresas. Melhor ainda foi receber a ligação da Sofia quando chegou da aula contando que a prova foi muito fácil, que ela sabia tudo e que ia tirar 10!


- Fiz minhas unhas com o esmalte "Vermelhal" da "Quem disse, Berenice?" que ganhei de presente da Cris Guimarães, do blog Eu, eu mesma e a outra. O fato de me cuidar, de estar com as unhas feitas, levanta o meu astral. Faz eu me sentir bem comigo mesma.


- Tomar um cafezinho com a amiga Fernanda Reali. Jogamos muita conversa dentro em um lugar muito agradável, com comidinha gostosa e ambiente bem decorado. Vale a pena conhecer o Antonia Café em Copacabana.
Nossas unhas e a nécessaire Bichos de Patch.


- Ter um almoço muito especial na companhia de duas amigas muito queridas: a Raquel e a Joana, no restaurante Baião de Dois na Feira de São Cristóvão.


- Receber o kit de Páscoa Kinder Ovo. Ganhar presente é sempre muito bom e melhor ainda quando esses mimos fazem as minhas filhas felizes, se sentirem lembradas e acariciadas.


- Ler o livro "As cinco linguagens do amor dos adolescentes". Reforçar alguns conceitos, relembrar outros e ver novos já fez com que eu conseguisse respirar, serenar e resolver algumas questões com mais tranquilidade. Eu já li e reli o livro "As cinco linguagens do amor das crianças" e contei um pouco AQUI em como ele me ajudou.


- Chegar em casa e ouvir a Ana Luiza contando do filme que ela foi ver com as amigas. Adoro ver a minha adolescente ganhando autonomia com segurança e responsabilidade. Ela foi ver "Hoje eu quero voltar sozinho", um filme que eu também quero assistir.



Sinopse do site Adorocinema: "Leonardo (Guilherme Lobo), um adolescente cego, tenta lidar com a mãe superprotetora ao mesmo tempo em que busca sua independência. Quando Gabriel (Fabio Audi) chega na cidade, novos sentimentos começam a surgir em Leonardo, fazendo com que ele descubra mais sobre si mesmo e sua sexualidade. "

- Saber que a próxima semana também será uma semana curta!


Este post faz parte da Blogagem Coletiva "A Semana" proposta pela Fernanda Reali. Passe lá para ver como foi a semana das outras amigas participantes. Essa blogagem é um estímulo a aproveitarmos mais as nossas semanas. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo