quinta-feira, 29 de maio de 2014

Visita à Fortaleza de São João


O Rio é uma cidade que tem muitos fortes que normalmente são passeios com vista linda e que contam um pouco da história da cidade.

A Sofia foi, com a escola, fazer uma visita à Fortaleza de São João com o objetivo de observar o local de fundação da cidade do Rio de Janeiro, conhecer um pouco mais sobre sua trajetória e transformações ocorridas no tempo.

Fortaleza de São João no Rio de Janeiro


Aproveitei que a Sofia re(fez) esse passeio pra mostrar um pouco de quando nós fizemos essa visita. Olha que já tem um tempo, foi em 2009. Já tá até na hora de voltarmos lá.

Assim que chegamos ao Forte São José observamos um visual incrível do Pão de Açúcar, caminhamos pelas praias, as crianças correram à vontade no espaço, observaram as pistas esportivas, as construções e conheceram a Praça da Fundação da Cidade onde o piso geométrico em pedra portuguesa faz o desenho da Cruz de Malta.

De lá seguimos a caminhada até a Fortaleza São José acompanhada por um guia. O caminho percorrido fica à beira da Baía da Guanabara, com um visual lindíssimo com vistas do Rio.



E de Niterói. Dá para ver ao longe a Fortaleza de Santa Cruz do outro lado da entrada da baía.




É uma caminhada com algumas subidas, mas é relativamente tranquila. De qualquer forma é aconselhável fazer esse programa em um dia que não esteja muito quente.


No trajeto paramos várias vezes para fotos. 


Quando começamos a nos aproximar da Fortaleza de São José já ficamos impressionados e bate aquela vontade de chegar logo.


Enfim, chegamos.


A visita ao Museu Histórico da Fortaleza de São João faz o diferencial do passeio. Foi na entrada do museu que a Sofia quis assinar o livro de visitas e fez a primeira assinatura dela (post AQUI).


Caminhar pelo forte observando a construção possibilita uma viagem na imaginação.


E contemplação de pontos lindos da Cidade Maravilhosa.


No retorno vale uma parada em um dos quiosques da praia para as crianças se refrescarem com um sorvete e correrem pelas areias.

Foi muito bom recordar esse momento e rever as fotos das minhas pequenas.

O passeio é gratuito e deve ser agendado previamente pelo 2586-2291. O atendimento para agendamento é de segunda à quinta, das 10h às 16h ou pelo e-mail sitiohistorico.fsj@gmail.com.

terça-feira, 27 de maio de 2014

Bolo de Maçã Verde - Batedeira Velha X Receita Nova - BC Fotos #13


Toda vez que vamos fazer um bolo, e olha que a gente faz bastante, eu penso em atualizar a nossa batedeira antiguinha, velha de guerra. 

”Batedeira

Essa batedeira deve ter uns 30 anos, pelo menos. Mas funciona bem e atende as nossas necessidades, então ela vai ficando aqui com a gente. Fazemos receitas antigas como o bolo de cerveja (não deixem de ver a receita AQUI) uma receita que a minha tia faz desde que eu era criança e que a sogra dela fazia há trocentos anos atrás. E fazer receitas novas, que aprendemos recentemente na aula de culinária com a chef Elisabeth Sacramento, como esse bolo de maçãs verdes.


bolo de maçã verde


O que utilizamos:

- 500 g de maçãs verdes descascadas e cortadas em lascas finas;
- suco de um limão;
- 225 g de manteiga;
- 280 g de açúcar;
- 4 ovos grandes;
- 340 g de farinha de trigo;
- 1 colher de sopa de fermento;
- 2 colheres de chá de baunilha;
- açúcar cristal para polvilhar.

Como fizemos:

Colocamos as fatias de maçã em um tabuleiro, regamos com o suco de limão e reservamos.

bolo de maçã verde

Misturamos os ingredientes secos na cuia da batedeira velha de guerra e misturamos. Acrescentamos a manteiga cortada em cubos e batemos até formar uma farofa. Adicionamos os ovos um a um sempre batendo, depois a baunilha até a mistura ficar homogênea. 

Forramos a forma redonda (23 cm de diâmetro) com papel manteiga e colocamos a metade da massa que é bem consistente. 

bolo de maçã verde

Distribuímos metade das maçãs. As maçãs quando assarem vão molhar a massa, por isso ela não leva líquido, além dos ovos e da baunilha.

bolo de maçã verde

Cobrimos com o restante da massa.

bolo de maçã verde

Distribuímos o restante das maçãs.

bolo de maçã verde

Levamos para assar em forno pré-aquecido a 180ºC por aproximadamente 40 minutos.

Servimos ainda morno com sorvete e maçã cozida.

bolo de maçã verde

Vira e mexe a nossa batedeira antiga é ameaçada de aposentadoria para ser substituída por uma mais moderna e mais estilosa. 

Fiquei louca com a linha da Arno com estampa da estilista Adriana Barra
Batedeira Arno Adriana Barra

Recentemente eu estive na Livraria Cultura e enlouqueci com as batedeiras do projeto Cook For The Future que a KitchenAid promove em parceria com a Gastromotiva, organização brasileira que promove a transformação e inclusão social por meio da gastronomia, e é uma iniciativa que tem o objetivo de arrecadar fundos para a capacitação de novas turmas de aprendizes em gastronomia.

Batedeiras cook for the future
Imagem obtida AQUI.

Bom, por enquanto continuamos com a nossa quase relíquia batedeira antiguinha, velha de guerra, mesmo que aparece em vários posts de culinária e cupcakes aqui no blog. Ainda não rolou uma batedeira modernosa altamente estilosa. 


Este post faz parte da BC de Fotos proposta pela Dani Moreno que para esta semana trouxe o tema rotina.
Venham ver AQUI as outras participações.

Blogagem Coletiva de Fotos

sábado, 24 de maio de 2014

A Semana - Post #15

A Semana foi bem gostosa, um misto de rotina corridinha e tranquilidade.


- Teve sessão cinema em casa pra toda a família. Com a Ana Luiza eu revi "Philomena", um filme lindo que vale a pena ser visto e revisto. Com a Sofia revimos "Mckenna Rumo ao estrelato" e "Saige Paints the Sky", ambos da série American Girls bem no estilo sessão da tarde, bons para distrair e juntar a família no sofá com um balde de pipoca.  
 


Com o marido eu vi o filme "Diana", mais por curiosidade mesmo, mas não gostei.



Sinopse do site Adorocinema: "Prestes a se divorcia de Charles, a princesa Diana (Naomi Watts) divide seu tempo entre a solidão da vida no palácio em que vive e os compromissos que possui com diversas entidades beneficentes. Um dia, ao saber que um amigo foi operado às pressas, ela vai até o hospital em que está internado e lá conhece o doutor Hasnat Khan (Naveen Andrews). Diana logo fica encantada pelo fato dele não a tratar como uma princesa, apesar de saber quem ela é. Não demora muito para que iniciem um relacionamento, mantido às escondidas devido ao desejo de Hasnat em ter uma vida reservada.".

- Fizemos um passeio pela orla e aproveitamos a exposição "Ursos Camaradas Unidos" e contei AQUI.

- Ajudei a Sofia na pesquisa sobre o bairro Alto da Boa Vista e aproveitamos para rever algumas fotos do batizado dela que foi em uma capela neste bairro e do nosso passeio pela Floresta da Tijuca.



- Fiz aulas de culinária Detox com a nutricionista Carol Morais e aprendi receitas maravilhosas de sopas, saladas, sucos e sobremesas.
Bombom de tâmaras com cacau (maravilhoso!)

Foto da turma no final da oficina de três dias.

- Almocei em lugares variados (de livraria até pensão, teve de tudo!) e sempre na companhia de amigas, o que garante boas risadas.




- Fui ao cinema ver a comédia espanhola "O Que Falam os Homens", um filme excelente e com humor inteligente, além de ter oito atores ótimos. Vale a pena!


Sinopse do site Adorocinema: "Oito homens enfrentam a crise de meia-idade neste filme de episódios. E. (Eduardo Fernandez), que perde tudo o que tem e volta a morar na casa da mãe, se encontra casualmente com um amigo de longa data, J. (Eduardo Sbaraglia), que conquista tudo o que deseja, mas fica deprimido. S. (Javier Camara) tenta retomar o casamento dois anos após o divórcio. G. (Ricardo Darín) confessa a L. (Luis Tosar) que desconfia que sua esposa o trai. P. (Eduardo Noriega) tenta seduzir uma colega de trabalho. Já A. (Alberto San Juan) e M. (Jordi Mollà) têm seus segredos íntimos revelados.".

Como falei aqui na BC de Fotos com tema Rotina, quebrar um pouco a rotina, fazer o mesmo de forma diferente, buscar outros olhares fazem com que eu sinta que estou sempre aprendendo algo novo, não me deixar cair na acomodação.

Este post faz parte da Blogagem Coletiva "A Semana" proposta pela Fernanda Reali. Passe lá para ver como foi a semana das outras amigas participantes. Essa blogagem é um estímulo a aproveitarmos mais as nossas semanas. 

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Ursos Camaradas no Leme - United Buddy Bears


Aos domingos a orla do Rio uma pista da orla do Rio fica fechada para os carros e os cariocas aproveitam a área para o lazer. É supergostoso curtir o clima e o espírito carioca, passear, pegar um sol, tomar uma água de coco, pedalar, etc.

O Leme tem um cantinho especial com pracinha, um visual lindo do Mirante do Leme que fica no Caminho dos Pescadores (mostrei um pouco desse local AQUI), espaço pras crianças andarem de bicicleta, skate e/ou patins.

E o passeio pela orla do Leme está mais colorido e interessante até o dia 20 de julho com a exposição Ursos Camaradas Unidos - A Arte da Tolerância ou United Buddy Bears. A exposição com 141 ursos (símbolo de Berlim) gigantes, com dois metros cada um, é uma das ações em comemoração ao Ano da Alemanha no Brasil.

Os 141 ursos representam os países reconhecidos pela ONU e foram pintados por um artista de cada nação, utilizando elementos típicos da arte e da cultura locais.

United Buddy Bears

As peças, expostas lado a lado, buscam promover a união entre os povos de diferentes culturas.

United Buddy Bears

O urso do Brasil tem o nome Tô Beleza! e foi criado pela artista plástica mineira Sônia Corrêa. Ele traz as cores do Brasil, além de elementos da fauna, flora e da miscigenação de raças da nação. A Sofia adorou o índio pintado na lateral.

United Buddy Bears

O urso que representa os Estados Unidos tem a "carinha" da Estátua da Liberdade, um símbolo que encanta a Sofia.

United Buddy Bears

Aqui o urso francês que tem a Torre Eiffel e outros símbolos na barriga (essa parte dourada).

United Buddy Bears

Tem ursos de países facilmente reconhecidos e outros nem tanto. 

Urso azul da Grécia e vermelho da Geórgia
United Buddy Bears

Os ursos do amor fazem sucesso.

United Buddy Bears

Urso que pede respeito por todas as formas de vida reflete bem a mensagem da exposição.

United Buddy Bears

O único urso de quatro é o Einstein que traz uma frase com mensagem do físico alemão "Peace cannot be kept by force. It can only be achieved by understanding" - "A paz não pode ser mantida pela força. Ela só pode ser alcançada através da compreensão"

United Buddy Bears

O passeio além de ser relaxante e divertido, é também uma oportunidade pra conhecermos outros países e um pouco da cultura dele e ainda refletirmos sobre uma das mensagens que a Temporada da Alemanha no Brasil quer passar: "Precisamos nos conhecer melhor, porque, assim, poderemos nos entender melhor, confiar mais uns nos outros e conviver melhor”,

As fotos desse post foram quase todas tiradas pela Sofia.

United Buddy Bears

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Fotos na Fujifilm Instax


Quando criança, ou melhor já pré-adolescente, eu era louca pra ter uma Polaroid. Eu achava muito mágico aquele negócio da foto ir se revelando ali na nossa frente. Bom, mas eu nunca tive a tão sonhada Polaroid.

Agora, ou há pouco tempo, na onda das câmeras Lomo, a Fuji lançou a Instax e a Ana Luiza quis uma. Eu aproveitei para realizar o meu sonho junto com ela.

A máquina é fácil de manusear e as fotos saem bem legais. A "grande onda" dessa câmera é tirar fotos de alguns momentos com os amigos e presenteá-los. Mas mesmo assim sobram fotos em casa que precisam ser organizadas. Algumas estão formando um painel de fotos na parede. Para as restantes eu resolvi fazer uma caixinha para cada filha.

Usei duas caixas de MDF e uma placa de coração.


Pintei as caixas.


Decorei os corações com tecido e colei na tampa das caixas.


Cortei folhas de papel A4 na gramatura de 180g (para ficar mais firme). A ideia é que a foto seja guardada com alguma mensagem que elas mesmas ou a pessoa clicada vão escrever.



Outra ideia é que ao presentear os amigos com as fotos também se escreva uma mensagem do tipo: "Foi muito legal receber você aqui em casa.", "Me diverti demais com você hoje.", etc. 


 O único problema é que o filme é carinho e difícil de achar, então não podem abusar da brincadeira. Tem que ser uma foto por amiga e de momentos bem especiais. Não tem essa de sair clicando.

terça-feira, 20 de maio de 2014

Rotina - BC Fotos #12


Eu sou uma pessoa que não gosta de rotina. Eu gosto da novidade, gosto da surpresa, do inesperado. Entendo que a rotina é importante para o convívio com os outros, para a organização das coisas e até das ideias. Por outro lado penso que ficar presa à rotina pode colocar a vida no piloto automático e com isso eu deixar de perceber as sutilezas do dia a dia. Por isso eu procuro quebrar a minha rotina, deixo o inesperado entrar e faço o mesmo de forma diferente.



Faz parte da minha rotina preparar o café da manhã, organizar o almoço, planejar as tarefas das filhas e a logística para a realização das mesmas. Para que essas funções não fiquem no automático eu procuro colocar uma novidade sempre que posso.


Blogar já faz parte da minha rotina e faço isso no horário que eu tiver mais disponibilidade.


Preparar o lanche da escola é outra atividade do meu dia a dia corridinho. Apresentar o mesmo de forma diferente é uma forma que busco para quebrar a rotina.


Trabalhar em horário fixo mantém a minha rotina. Eu procuro fazer caminhos diferentes a cada dia ou buscar novos olhares para o mesmo caminho que percorro diariamente: um dia faço o trajeto observando as frases que encontro nas paredes, nas vitrines, nas blusas das pessoas, etc.; outro dia faço o mesmo caminho observando as faixadas. É incrível como mudar esse olhar pode nos surpreender.


Levar e buscar as minhas filhas em alguma atividade é uma rotina deliciosa. Esta é diferente a cada dia, pois sempre tem sorriso, uma emoção ou conversa que surpreende.


Acompanhar as tarefas de casa e o dia a dia escolar das minhas filhas é uma rotina que eu cumpro com o maior prazer e alegria.


Descansar, relaxar, tomar um banho gostoso, estar em família são momentos recompensadores dentro da minha rotina.

Mesmo não gostando de rotina eu reconheço que toda rotina pode ter a sua beleza.

“A idéia é a rotina do papel
O céu é a rotina do edifício
O inicio é a rotina do final
A escolha é a rotina do gosto
A rotina do espelho é o oposto
A rotina do jornal é o fato
A celebridade é a rotina do boato
A rotina da mão é o toque
A rotina da garganta é o rock
O coração é a rotina da batida
A rotina do equilíbrio é a medida
O vento é a rotina do assobio
A rotina da pele é o arrepio
A rotina do perfume é a lembrança
O pé é a rotina da dança
Julieta é a rotina do queijo
A rotina da boca é o desejo
A rotina do caminho é a direção
A rotina do destino é a certeza
Toda rotina tem a sua beleza.”
Autor desconhecido

Este post faz parte da BC de Fotos proposta pela Dani Moreno  que para esta semana trouxe o tema rotina.
Venham ver AQUI as outras participações.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo