segunda-feira, 30 de junho de 2014

Barrinha de banana e tâmaras

Já tinha um tempo que eu estava com vontade de fazer uma barrinha de cereal mais na linha saudável. Juntei três ideias (barrinha de cereal do tipo gordice, tortinha de banana Detox e um brigadeiro funcional de tâmaras que eu aprendi na última ofina Detox que fiz), misturei alguns ingredientes daqui e outros dali e saíram essas barrinhas de banana e tâmaras que mais parecem um docinho que foram feitas com a ajuda da Ana Luiza.


Receita de barrinha de banana e tâmaras

O que utilizamos:

- 2 bananas amassadas;
- 8 tâmaras hidratadas (deixamos na água por aproximadamente uma hora);
- 1 xícara de farinha de castanhas (usei castanha do Pará, castanha de caju, nozes e bati no liquidificador);
- 2 colheres de sopa de cacau em pó;
- 2 colheres de sopa de linhaça dourada;
- 1 colher de sopa de aveia em flocos;
- 1 porção de passas brancas;
- 1 colher de sopa de mel (se quiser pode usar duas colheres de sopa de mel).


Receita de barrinha de banana e tâmaras

Como fizemos:

Batemos as castanhas e as tâmaras no liquidificador e reservamos.
Amassamos as bananas, acrescentamos o cacau, a linhaça, a aveia e misturamos com o garfo. Fica uma gororoba muito gostosa.

Receita de barrinha de banana e tâmaras

Adicionamos o mel, misturamos mais um pouco e finalmente colocamos a farinha de castanhas e tâmara, juntamos as passas e misturamos bem.

Receita de barrinha de banana e tâmaras

Arrumamos em forminhas de silicone untadas com um pouquinho de manteiga e polvilhada com a farinha de castanhas (antes de acrescentar as tâmara).

Receita de barrinha de banana e tâmaras

Decoramos com castanhas em lascas e gotas de Alfarroba.

Receita de barrinha de banana e tâmaras

Levamos ao forno a 180ºC por aproximadamente 15 minutos.

Receita de barrinha de banana e tâmaras

Esperamos esfriar para desenformar e servir.

Receita de barrinha de banana e tâmaras

Ficou sensacional! Muito bom mesmo!

Receita de barrinha de banana e tâmaras

Esse post faz parte da Blogagem Coletiva de Receitas Saudáveis do Recanto das Mamães Blogueiras. Venham ver as outras dicas e quem sabe participar também. 

sábado, 28 de junho de 2014

A Semana: Post #20

Essa foi a nossa primeira semana de férias. A princípio não iríamos viajar, pois quando planejamos as férias tudo estava caríssimo devido a Copa do Mundo. Para nossa surpresa, agora, em cima da hora, surgiram algumas promoções que tornaram viável a gente fazer as malas e partir.



- Recebi notícias constantes da Ana Luiza que está na Califórnia viajando com as amigas. Ah, e como fica o meu coração? Contei AQUI. Agradeço todos os dias a evolução tecnológica que encurtou as distâncias e falicitou muito a vida das mães, principalmente a minha vida de mãe de adolescente.


- Aproveitamos os primeiros dias das férias para dar um pulinho em Cabo Frio. Apesar da Região dos  Lagos não ser nenhuma novidade pra gente, se estivermos com o espírito viajante podemos aproveitar de forma diferente e encontrar novidade no cenário já conhecido. 


- Depois de alguns dias em Cabo Frio seguimos para aproveitar alguns dias com a Sofia em no Hotel Fazenda Mazzaropi. De início a Sofia não gostou da ideia de viajar sem a irmã, mas quando soube que a avó iria ela se animou.



“Comprometer-se com o encantamento contínuo pela vida não impede desconfortos do coração, dívidas com o banco ou conflitos familiares, mas dá trégua pra alma.”, disse Martha Medeiros no livro "Um Lugar na Janela". Mesmo que a gente vá só até ali. Sair da rotina, experimentar algo novo, quebrar os procedimentos mecânicos, estimula uma visão diferente, nova, traz mudança, muda a roupa da alma.

Este post faz parte da Blogagem Coletiva "A Semana" proposta pela Fernanda Reali. Passe lá para ver como foi a semana das outras amigas participantes. Essa blogagem é um estímulo a aproveitarmos mais as nossas semanas.

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Inverno na Lagoa


Os dias de inverno no Rio normalmente são lindos, com céu aberto e temperatura bem agradável. Época ótima para um programa ao ar livre. Já falei várias vezes do quanto a gente gosta de passear na Lagoa que fica praticamente perfeita nesses meses.

Tem muita opção de atividades para movimentar o corpo que combinada com a companhia de amigos ficam mais motivadoras.

Pedalar na pista e aprender a respeitar as regras de trânsito.


Andar de skate no Parque dos Patins.


Pular na cama elástica.


Vira e mexe acontece algo inesperado como dar uma entrevista para um canal de TV Mexicano.


Em clima de Copa do Mundo as apresentadoras Constanza e Paulina da Televisa mexicana conversaram com a Sofia.


E pediram para ela mostrar para o povo mexicano como se samba.


Depois de correr e subir em árvores dá até para fazer uma arte.


No Parque dos Patins é comum ter alguma atividade gratuita para divertir a criançada. Neste final de semana tinha apresentação de uma dupla de palhaços. A Sofia não se interessou e preferiu brincar na área dos brinquedos, mas é sempre bom ter uma opção.


Depois de um passeio cheio de energia e alegria como esse voltamos pra casa felizes e renovados. Recomendo aproveitar as áreas de lazer ao ar livre que estão disponíveis por aí.

Por mais que a gente repita o local, cada passeio é diferente, tem a sua novidade pra isso basta estarmos dispostos a aceitar o que o momento nos oferece e estarmos disponíveis para o imprevisível.

Outros posts sobre o Parque do Patins:

terça-feira, 24 de junho de 2014

Inverno - BC Fotos #17

Aqui no Rio praticamente não temos inverno. Nessa época do ano os dias costumam ser lindos e a temperatura superagradável. Fica ótimo para passeios ao ar livre. Então, nós não temos muito hábitos de inverno, nem roupas estilosas.

Mas quando faz um friozinho, 20ºC pra carioca já é um tremendo frio, a gente aproveita. Nestes dias a temperatura baixou por conta de uma frente fria e a gente aproveitou para comer coisas quentinhas, comidas que aquecem.

Canjica bem quentinha com canela no café da manhã. (Receita neste post AQUI.)

Comida de festa junina


Sopa Moqueca no almoço. (Receita neste post AQUI.)

Sopa Moqueca

Café quentinho com bolo de fubá na hora do lanche.


Adoro as roupas de inverno, acho lindas e elegantes. Um sobretudo com cachecol e botas impressionam, mas não temos nada disso por aqui. Então somente a louça que é vestida para impressionar.


Fondue no jantar. Arrumamos o fondue de chocolate na bandeja de cupcake e ficou bem legal. O sucesso foi tanto que mal tive tempo de fazer uma foto.



Ainda bem que o frio por aqui passa batido, se ele demorasse mais um pouquinho a gente iria explodir com tanta comilança.

Este post faz parte da BC de Fotos proposta pela Dani Moreno que para esta semana trouxe o tema Feito em Casa. Venham ver AQUI as outras participações.


segunda-feira, 23 de junho de 2014

Sopa Moqueca Detox


Quando chega o frio uma sopinha cai bem. E essa sopa detox com sabor de moqueca, que eu aprendi a fazer na #oficinadetox da Carol Morais, é sensacional! Quem experimenta não acredita que não tenha frutos do mar nela. 

Sopa Detox de Moqueca


O que utilizamos:

- azeito ou óleo de coco;
- 1 cebola picada;
- 1 alho poró fatiado;
- 2 dentes de alho picados;
- 1/2 xícara de salsinha;
- 1/2 xícara de cebolinha;
- 1/2 xícara de hortelã;
- 1/2 xícara de coentro;
- 1/2 xícara de manjericão;
- 1/2 pimentão vermelho picado;
- 1 xícara de tomate picado;
- 2 xícaras de abóbora kabutiá (ou abóbora japonesa) picada;
- 1/2 xícara de leite de coco. (Eu usei o leite de coco caseiro);
- sal e pimenta a gosto.

Sopa Detox

Como fizemos:

Em uma panela em fogo baixo colocamos um fio de óleo de coco (pode ser azeite), acrescentamos todos os verdes, o pimentão, o tomate e refogamos.

Sopa Detox

Adicionamos água até cobrir, sal, a abóbora picada e deixamos ferver.

Sopa Detox

Assim que a abóbora atingiu o cozimento nós acrescentamos o leite de coco. Ajustamos o sal e a pimenta.

Sopa Detox

Batemos tudo no liquidificador e servimos. Quem preferir pode servir sem liquidificar.

Sopa Detox


Leite de coco caseiro


Leite de coco feito em casa

O que utilizamos:

- 1 coco seco inteiro cortado em pedaços pequenos;
- 3 copos de água quente;

Como fizemos:

Batemos tudo no liquidificador e depois peneiramos em um tecido bem fino (usei o mesmo que utilizo para fazer o iogurte caseiro), mas pode ser um pano de prato, ou um coador de café de pano, ou também esse coador de pano que é vendido em loja de produtos naturais.


Vai ficar um resíduo de coco que pode ser aproveitado para fazer uma farinha de coco. Como? Muito simples! Leve o resíduo a uma frigideira e mexa devagar até a farinha estar bem sequinha e dourada. O processo demora cerca de 25 minutos. Deixe esfriar e guarde em um pote. Essa farinha pode ser utilizada para fazer biscoios, cookies, bolos, farofa, etc. 

Esse post faz parte da Blogagem Coletiva de Receitas Saudáveis do Recanto das Mamães Blogueiras. Venham ver as outras dicas e quem sabe participar também.

sábado, 21 de junho de 2014

A Semana: Post #19

A semana foi de muitas emoções com os preparativos para a viagem da Ana Luiza, Copa do Mundo e preparativos para as férias.


- Fui com a Sofia e uma amiga ver o filme "Malévola" com a Angelina Jolie. Nós gostamos muito do filme que é um reconto da história da "Bela Adormecida" no ponto de vista da Malévola. 


- Fui com a Ana Luiza ver o filme "A Culpa é das Estrelas". A gente já tinha lido o livro e eu estava bastante curiosa com o filme. Gente, chorei muito, mas muito mesmo. Apesar de ser um tema triste, a história é conduzida através de um ponto de vista positivo e motivador. Não tem como não se colocar no lugar da mãe da personagem principal.



- Fez uns dias lindos por aqui e a gente aproveitou para passear na Lagoa. E enquanto estávamos por lá a Sofia acabou dando uma entrevista para a TV Mexicana e ficou superfeliz com a oportunidade. Eu gostei de ver a desenvoltura dela conversando com as gêmeas mexicanas Constanza e Paulina, as apresentadoras do programa.


- Tivemos o nosso almoço semanal em família e levamos as meninas em um restaurante que eu e o Antonio íamos quando ainda éramos namorados. Comida gostosa, ambiente simples, descontraído e tradicional no Caravelas do Visconde.

- Recebemos amigos em casa para assistir ao jogo do Brasil X México. Torcemos, gritamos, comemos comida mexicana e demos boas risadas.


- A Ana Luiza embarcou para a Califórnia com as amigas. Nós ficamos muito felizes em poder proporcionar essa experiência para ela. Agora é ficar aqui com o coração apertado de saudades acompanhando pela internet a aventura dela.



Este post faz parte da Blogagem Coletiva "A Semana" proposta pela Fernanda Reali. Passe lá para ver como foi a semana das outras amigas participantes. Essa blogagem é um estímulo a aproveitarmos mais as nossas semanas.

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Filha vai pra Califórnia! A mãe aguenta?!

Assim que eu fiquei grávida comecei a ouvir, ou melhor, comecei a prestar atenção em frases do tipo: "criamos os filhos para o mundo", "os filhos não são nossos, e sim do mundo", "o importante é criar os filhos para o mundo", etc. Frases que achei verdadeiras, que em alguns momentos soaram como poesias, outras me pareceram clichês e até cheguei a compartilhar mensagens como essa:



É que tudo isso me parecia meio distante, ainda faltava muito tempo para as minhas filhas serem do mundo, aliás, no fundo, no fundo, essas sentenças me pareciam mesmo teoria. A questão é que eu pisquei e elas, as frases, viraram realidade. 

Os 15 passaram rapidamente e como comemoração chegou a a tão sonhada viagem com os amigos, sem pai, nem mãe. Lá foi a minha menininha (se ela ler isso aqui vai morrer de vergonha) para a Disney




E eu como fiquei? Confesso que a minha felicidade foi maior do que a minha preocupação. Talvez por eu ser o tipo otimista, por confiar na base que dei para a Ana Luiza, por saber o quanto essa experiência seria boa para ela, ou por tudo isso junto e misturado. Mas a verdade é que fiquei muito feliz por ver a minha filha se realizando.

Tá certo que o coração aperta de saudades, mas ainda bem que hoje nós temos a tecnologia a nosso favor e com isso tive notícias todos os dias, além de ver algumas fotos no Instagram. Isso acalma o coração, tranquiliza a alma. Vai dizer que ver fotos como essa não faz toda e qualquer preocupação ficar pequena perto da felicidade de ver a alegria da filha?



Acho que passei pela primeira experiência com louvor, só acho, e já chegou a segunda vez da minha "pequena" querer ganhar mais um pedacinho do mundo sozinha e ter as próprias experiências. 

Dessa vez o sonho que está sendo realizado é:


E o que eu faço aqui? Eu tenho orgulho de ver a minha filhota correndo atrás dos sonhos dela, confio na base de valores que dei até hoje e torço para que eu possa confirmar que foi suficiente, fico grudada no celular aguardando notícias (já recebi mensagem avisando que já passou pela imigração e está no aeroporto de Atlanta esperando o voo para São Francisco) e fotos, muitas fotos é claro.

Sim, o coração está bipolar: em um instante está apertado de saudade e ansiedade, já no instante seguinte está expandido de tanta felicidade por ver a filha crescendo, aprendendo, conquistando, descobrindo um céu de possibilidades, voando, literalmente voando.

Como diz a Martha Medeiros na crônica "As mães e os filhos do mundo", no livro "A Graça da Coisa":
"O mundo é do tamanho das ambições dos nossos filhos. E do nosso amor por eles, onde quer que estejam.".

A MônikaMãe Bivolt, fez um post relatando o lado mãe no Sonho Disney que vale a pena ser lido neste link AQUI.

A crônica "As mães e os filhos do mundo" pode ser lida na íntegra na página Crônicas de Martha Medeiros, neste post AQUI.

terça-feira, 17 de junho de 2014

Pão de queijo caseiro - Uma receita, várias apresentações - BC Fotos #16


Não somos mineiras, mas adoramos um pãozinho de queijo quentinho. E o melhor é o feito em casa. Assim podemos reduzir a quantidade de sal e gordura na receita, ganhar no sabor e apresentá-los de várias maneiras diferentes.

Vejam como é rápido e fácil de fazer.

O que utilizamos:

- 1 ovo pequeno;
- 4 colheres de sopa de leite desnatado;
- 1 colher de sopa de óleo (a receita original sugeria três colheres. Eu fiz com apenas uma e deu certo);
- 1 pitada de sal (não utilizei sal, pois o queijo parmesão já é salgado o suficiente);
- 4 colheres de sopa rasas de queijo parmesão ralado light;
- 4 colheres de sopa rasas de polvilho azedo;
- 1 colher de café de fermento em pó;
- margarina para untar.


Como fazemos:

Misture tudo (eu bato com o garfo em um recipiente, mas pode ser no liquidificador).

Como apresentamos:

Na caneca - uma medida da receita acima para cada caneca.

Colocamos a massa na caneca untada e levamos ao micro-ondas por aproximadamente 4 minutos na potência máxima (o tempo varia conforme o forno).


Na frigideira - uma medida da receita acima para cada "pãoqueca de queijo".

Colocamos um pouquinho de azeite na frigideira em fogo baixo, espalhamos a massa, deixamos fritar um pouco e acrescentamos o recheio desejado. Depois é só virar e fritar do outro lado.


Na frigideira - uma medida da receita acima para cada "crepão de queijo".

Colocamos um pouquinho de azeite na frigideira em fogo baixo, espalhamos a massa, deixamos fritar um pouco, viramos para tostar o outro lado, acrescentamos o recheio e depois enrolamos.



Na sanduicheira - uma medida da receita acima para cada sanduíche.

Colocamos a metade da massa e com a sanduicheira aberta deixamos tostar um pouco o fundo, acrescentamos o recheio, cobrimos com a outra parte da massa e deixamos tostar.




Na sanduicheira - uma medida da receita acima para três paninis.

Colocamos uma porção da massa e com a sanduicheira aberta deixamos tostar um pouco o fundo, acrescentamos o recheio, cobrimos com a outra parte da massa e deixamos tostar.


Em formas de cupcakes - Duas medidas da receita para seis pãezinhos.

Distribuímos a massa nas formas de cupcake e levamos ao forno pré-aquecido a 180ºC por aproximadamente 10 minutos.




Outras receitas feitas em casa:

- Barra de Cereal.


Este post faz parte da BC de Fotos proposta pela Dani Moreno que para esta semana trouxe o tema Feito em Casa. Venham ver AQUI as outras participações.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo