sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Projeto OIR - My City - CCBB



Eu sei que o ideal seria fazer os posts contando sobre algum passeio em tempo de as pessoas poderem aproveitar a dica. Então por que eu vou fazer o post da instalação do Projeto OIR – My City, que esteve no Centro Cultural Banco do Brasil, se ela já foi desmontada?

- Primeiro porque achei a instalação sensacional e quero registrar no blog para memória minha;
- segundo para que algumas pessoas que não viram ou nem ouviram falar possam ter uma ideia de como foi;
- terceiro para inspirar a quem estiver passando pelo CCBB a dar um entrada mesmo que não tenha nenhuma exposição em destaque.

Eu precisei ir ao Centro do Rio para resolver um problema e passei pelo CCBB. Acontece que eu não consigo simplesmente passar pelo CCBB, eu preciso entrar nem que seja somente para admirar mais uma vez a rotunda, olhar aquele teto que já vi milhares de vezes. E foi assim, com a intenção de apenas tomar um café na rotunda que eu pude ver, no último dia, a instalação “My City”.




“My City” fez parte do projeto OIR, Outras Ideias para o Rio. É uma obra do artista Song Dong que é um dos grandes nomes da arte contemporânea na China.

O projeto foi todo montado com portas e janelas descartadas de antigas casa que foram demolidas em São Paulo. É muito bom ver algo que seria descartado sendo transformado em arte, renova o olhar e faz a gente pensar e repensar a sustentabilidade. 




Ao olhar pelo lado de fora aquele monte de portas antigas traz a impressão de algo velho e que precisa ser reconstruído ou, pelo menos, reformado.  

Ao entrar por uma das portas a gente se surpreende ainda mais, nos deparamos com o salão de um palácio.  


A parte interna é ainda mais bonita, toda em espelhos. O espaço se abre, aumenta, amplia.


Segundo Song Dong "Os espelhos refletem uns aos outros, aumentam o espaço interno. As pessoas podem sentir como é grande esse mundo interior, que não pertence apenas ao artista, mas a todos.".


Estar ali dentro e olhar para cima é um espetáculo.



Vários lustres e luminárias, com uma combinação perfeita entre diferentes estilos, dão luz, cor e um ar estiloso ao espaço.


Não resisti e me deitei sobre um dos tapetes para apreciar a partir de um outro ponto de vista o teto da rotunda que eu já vi milhares de vezes, mas que sempre me surpreende.



A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo