sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Hepatites B e C - Um alerta para nós, mães de adolescentes


Nessa semana teve campanha de conscientização sobre os riscos das Hepatites B e C e eu fiquei pensando sobre os cuidados que devemos ter, sobre os cuidados que nossas filhas e filhos adolescentes precisam ter e para isso nós precisamos orientá-los e sobre o pouco conhecimento que temos a respeito.

Eu fui lá espetar o meu dedo rapidinho e já fiquei tranquila. O resultado sai na hora.



É importante fazer o teste para diagnosticar o quanto antes, pois sem o teste, a pessoa que tem o vírus só vai sentir sintomas quando a doença estiver em estágio muito avançado.

Eu fiquei surpresa com a quantidade de pessoas na fila para o teste sem saber exatamente o que é cada hepatite e as formas de contágio. Daí achei legal trazer para cá as informações que recebi através do folder da Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite.



Como se pega as hepatites B e C?




Aqui que me acendeu aquela luz tipo: preciso conversar mais sobre isso com as minhas filhas. Afinal, é agora na adolescência que elas começam a fazer as unhas, fazer depilação e tal.

Em relação aos cuidados com a depilação em adolescentes (falei do assunto AQUI) e manicures elas já estão bem alertadas:
- Ter a sua própria pinça para levar para a depilação, mesmo o estabelecimento respeitando o critério de ter o material descartável.
- Ter o seu próprio material para fazer as unhas.

Mas o alerta me despertou o seguinte ponto, a casa das amigas, pois já vi a situação ocorrer aqui em casa.

Elas vão uma para a casa das outras para se arrumarem e irem juntas para a praia ou alguma festa. Aí enquanto se apronta para ir à praia ou piscina, percebem aquele pelo nas pernas ou nas axilas e o que elas fazem? Pedem emprestado da amiga e muitas vezes (já vi aqui em casa quando já tinha acontecido) vão no banheiro dos pais e pegam o barbeador do pai ou a pinça da mãe. Ou quando estão se arrumando para uma festa, na hora de fazer a maquiagem básica (base, rímel e batom) enxergam aquele fio de sobrancelha fora do lugar. E mais uma vez pedem uma pinça emprestada na casa da amiga. O mesmo acontece para fazer aquele acerto na unha, puxa aquela pele que está incomodando e tal. Ou seja, precisamos ficar atentas e alertar muito sobre as formas de prevenção que vão muito além da prevenção no ato sexual.




E para não gerar pânico e preocupação exagerada é importante saber também como não pegamos hepatite.




A maneira de saber sobre a contaminação é com os exames de sangue.





A Hepatite B já tem vacina. Aqui já estamos todos vacinados,



Já a Hepatite C... é um grande motivo para nos cuidarmos, prevenirmos e conversarmos muito com os nossos filhos.


A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo