domingo, 13 de dezembro de 2015

Risoto de Açafrão com Vieiras

O primeiro MasterChef  Júnior Brasil está fazendo sucesso aqui em casa também. Eu e a Ana Luiza temos visto juntas todos os episódios e até comentei no post "A Bendita TV" o quanto isso tem sido legal pra gente.

Na semifinal quando a Ivana, aquela fofurice máxima cheia de talento, anunciou que faria um risoto de açafrão com vieiras flambadas, a Ana Luiza falou, imediatamente, para a gente prestar bastante atenção porque ela iria querer experimentar essa receita. Ainda bem que não deu tempo da Ivana flambar e as tais vieiras saíram apenas grelhadas. Ela facilitou muito a minha vida por aqui.

No programa eles não dão a receita e não tem como a gente saber exatamente o que eles utilizaram, mas tentamos a nossa versão aqui e ficou muito bom, além de bonito né?

MasterChef Junior Risoto da Ivana



O que utilizamos:

- 2 xícaras de arroz arbóreo;
- 1 litro de caldo de legumes que fizemos em casa;
- 1 cebola grande picada;
- 1 colher de sopa de açafrão;
- 60 g de manteiga sem sal;
- 150 ml de vinho branco seco;
- 20 ml de azeite extra virgem;
- 30 g de queijo Grana Padano ralado;
- 500 g de vieiras (compramos na mermaid.com.br);
- 2 dentes de alho;
- suco e raspas de 1/2 limão siciliano;
- sal e pimenta a gosto;
- cravina (flor comestível) para decorar.



MasterChef Junior Risoto da Ivana na semifnal


Preparamos o caldo de legumes bem parecido com o caldo que fizemos no "Risoto de Camarão com Camembert". Parecido, mas não igual.


O que utilizamos nesse caldo de legumes:

- 3 litros de água;
- 1 cebola grande cortada ao meio;
- 2 cenouras grandes cortadas ao meio;
- 2 ramos de alho-poró;
- 2 ramos de salsão;
- talos de salsa e cebolinha;
- 1 ramo de coentro;
- 1 punhado de hortelã;
- 1 porção de louro;
- 4 dentes de alho sem casca;
- sal e pimenta a gosto;

Deixamos cozinhar por uma hora, acertamos o sal e a pimenta e pronto. 

Enquanto o caldo de legumes cozinhava nós deixamos as vieiras marinando no caldo de 1/2 limão siciliano, dois dentes de alho amassados, sal e pimenta.

Caldo de legumes pronto partimos para o nosso risoto.

Em uma frigideira de borda bem alta colocamos uma colher de azeite, 30 g de manteiga, a cebola picada e deixamos "chorar". Acrescentamos o arroz e misturamos até os grãos ficarem brilhando. Colocamos 150 ml de vinho, sempre mexendo, e deixamos apurar. Assim que o arroz ficou quase seco começamos a adicionar o caldo de legumes, uma ou duas conchas por vez, que estava fervendo, misturando até o arroz ficar al dente. No meio do cozimento, aproximadamente 10 minutos após o início, colocamos uma colher de sopa de açafrão e misturamos. Continuamos colocando o caldo até o cozimento. Desligamos o fogo e acrescentamos o Grana Padano e as vieiras grelhadas.

Cinco minutos antes do arroz ficar pronto começamos a grelhar as vieiras que estavam temperadas na frigideira bem quente com um fio de azeite. Retiramos o caldo do tempero, colocamos duas colheres de sopa desse caldo no risoto e o resto nós dispensamos. Para dar o ponto deixamos dourar por três minutos em cada lado.

Colocamos no prato, salpicamos um pouco de salsinha picada e raspas de limão.

Semifinal do MasterChef Junior Risoto da Ivana

Não deve ter ficado tão bom quanto o da Ivana ao ponto de impressionar o paladar dos Chefs, mas o nosso paladar ficou muitíssimo satisfeito.

MasterChef Junior risoto da Ivana

Quem fez o risoto foi a Ana Luiza. Eu fiquei apenas de assistente e por isso eu queria colocar o título deste post de Risoto de Açafrão e Vieiras da IvAna Luiza. Mas é claro que a minha teen achou isso o maior mico do universo.

Para quem gosta de risoto temos outras receitas no blog Inventando com a Mamãe, basta clicar nos links abaixo:



A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo