quarta-feira, 22 de junho de 2016

A importância de dedicar tempo exclusivo para cada filho


Eu sempre falo por aqui, principalmente nos posts da “Semana” e “Coisinhas de Findi”, que eu dedicar um tempo exclusivo a cada filho, a cada membro da família, faz toda a diferença na construção da relação.

No livro “Os 7 Hábitos das Famílias Altamente Eficazes”, de Stephen R. Covey, no capítulo “Primeiro o mais importante”, o autor fala da importância da “Convivência Um a Um com os Filhos”.





Ele explica porque também é vital conviver com cada um dos filhos, além do convívio do núcleo familiar como um todo. É no convívio um a um que consiste a construção básica do relacionamento. São nesses momentos de privacidade que as dinâmicas emocional e social se aprofundam. São nesses encontros individuais que desenvolvem-se o senso de amor incondicional e de atenção positiva. Ele mostra através de exemplo de experiências reais que “nada demonstra mais quanto você valoriza um filho e seu relacionamento com ele do que doar-lhe o seu tempo.".

Um outro livro que eu gosto muito, “As Cinco Linguagens do Amor das Crianças”, também fala sobre a questão de tempo exclusivo para cada filho.








Bom, sabendo que todos gostam de um tratamento “vip” de vez em quando e até de vez em sempre se for possível, apesar da loucura da correria do dia a dia, dos mil afazeres, de precisar reservar um tempo para a família, eu me esforço para ter sempre um tempinho que seja para estar com uma das minhas filhas de cada vez. Só um parênteses! Estou falando dos filhos, mas é importante reservar esse tempo para o parceiro(a) também.

E sério, cada vez que faço isso me dedicando com exclusividade a uma das minhas meninas, eu tenho mais certeza do quanto essa prática faz bem para a nossa relação, do quanto esses momentos de exclusividade, sem precisar disputar a atenção com mais ninguém, aprofunda os nossos vínculos.

Estou em uma fase que percebo que esse hábito é ainda mais necessário: a adolescência da filha.

Na adolescência, os filhos naturalmente buscam um afastamento dos pais, querem a sua independência, ficam mais próximos dos amigos e coisa e tal. Mas na verdade essa fase em que a cada dia eles são um pouco menos crianças e ficam um passo mais próximos da vida adulta; surgem muitas dúvidas, questionamentos, algumas carências e muitos assuntos que “não podem” ser tratados e compartilhados por todos (principalmente irmãos mais novos). E bem no fundinho os nossos adolescentes que detestam ser crianças ainda têm dentro de si aquela criança linda e gostosa da mamãe que precisa de muito carinho, consolo e colo.

E são nesses momentos de tempo exclusivo que nossos adolescentes se sentem ouvidos e amados o suficiente para se abrirem.

Eu sei que às vezes é difícil encontrar um programa que os nossos tão amados adolescentes queiram fazer com nós pais. Por isso é importante agarrar qualquer chance que apareça. Tem dias que tudo o que eu proponho é “um saco” ou “um grande mico”, por isso eu aproveito toda e qualquer oportunidade que surge.

Vou te contar que não é fácil não. Imagina só a situação: eu convido a minha filha para ir ao cinema comigo e ela recusa dizendo que esse filme é um saco. Meia hora depois ela vem pedir para ir ao cinema com a amiga par ver qual filme? Exatamente aquele que eu sugeri e que era um saco, mas que em minutos se tornou um “filmaço” imperdível. Daí no final da sessão a minha teen independente me liga pedindo para buscá-la na saída do filme. Dá até vontade de dizer “Ah, para ir ao cinema com você eu não sirvo, né? Mas para te pagar aí eu sirvo?”. Mas rapidamente eu penso que não sou adolescente, sou mãe, uma pessoa madura e que aproveita as oportunidades. Então bora lá buscar a filha amada que este pode ser um daqueles momentos únicos, um boa oportunidade para conversarmos sobre o filme e dentro do tema buscar algum ensinamento e aprendizado.

Mas não é impossível encontrar um programa legal que desperte o interesse do seu adolescente, não desanime. Insista, persista, que vocês terão seus momentos a dois maravilhosos. Aqui vão algumas dicas:

- A primeira opção é deixar que eles escolham o programa. Apenas sugira que gostaria de ter um tempo legal só para vocês. Mas lembre-se de deixar claro que é um programa dos dois, então tem que ser legal pra nós pais também.

- Agarre qualquer chance. Seja uma ida à padaria, um pulinho no mercado para comprar os ingredientes para aquele bolo, preparar uma salada juntos na cozinha, buscar ou levar em alguma festa.

- Ir ao cinema assistir um filme que acabou de ser lançado. Se puder emende com um lanche para comentarem sobre filme.

- Sair para almoçar ou jantar em um lugar legal, tipo um japonês. (A minha não resiste a esse convite) Pode ser um lanche também. Sabe aquele açaí que eles adoram?

- Pode ser um filme em casa também. Contanto que seja só vocês dois sem que haja a possibilidade de outros membros da família (tipo irmão mais novo) sabotarem esse momento.

- Fazer um curso juntos. Já pensaram nisso? Tipo algo que seja do interesse dos dois? Já fiz aulas de culinária com a minha adolescente. Como ela adora risoto, escolhi umas aulas com esse cardápio. Mas tem que ser um curso curto, de uma ou duas aulas no máximo. Não é para serem amiguinhos de cursinho, é apenas para compartilharem um interesse juntos.

- Agora, com certeza mais do que absoluta, uma viagem juntos é a melhor das pedidas.


No final de semana fui a São Paulo só com a Ana Luiza, contei no post “Findi 25 – Em São Paulo”. Foi uma viagem curta, rápida, mas muito especial e que jamais será esquecida.

Sou muito grata por ter tido esta oportunidade. Por ter disponibilizado esse tempo para estar com ela, para me concentrar na nossa relação.

Ter esse tempo dedicado a minha adolescente me fez muito bem. Tive mais certeza de que é superimportante ter um tempo exclusivo com cada filho. Esse tempo exclusivo cria uma atmosfera de atenção e compreensão que deixa os filhos muito mais acessíveis e abertos aos nossos ensinamentos. Nesse tempo exclusivo eles podem sentir que são ouvidos com toda a atenção. Receber a dedicação exclusiva dos pais faz eles se sentirem importantes, apoiados e terem a certeza de que podem crescer porque estaremos aqui para dar colo e carinho sempre que precisarem.
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

9 comentários:

  1. Querida Chris
    Magnífica, esta sua publicação!Oxalá que muitas mães de adolescentes tenham a oportunidade de a lerem.
    Os meus mais sinceros parabéns.
    Um beijinho
    Beatriz

    ResponderExcluir
  2. Olá Chris,
    Adorei seu post de hoje. E, como mãe de 02 adolescentes (20 e 18), me vi em algumas situações que você descreveu acima.
    De uns anos pra cá que "descobri" a importância de ficar um tempo com cada filho, e posso dizer que foi a melhor coisa que me aconteceu. Pois foi depois que começamos a ter um tempo só nosso, sem o irmão ou a irmã, foi que nos tornamos mais ligados, cúmplices e amigos.
    Meus filhos hoje não moram comigo, mas somos muito mais ligados do que em qualquer outra época de nossas vidas.
    Procuramos quase que semanalmente ter um tempo só nosso...nem sempre conseguimos, afinal eles tem uma vida agitada, é trabalho, curso, escola, facul, amigos, essas coisas de jovens /adolescentes, mas nos falamos pelo menos umas 3 vezes ao dia.
    É muito bom poder ser amigo dos filhos, e isso se dá quase sempre, quando dedicamos um pouco do nosso tempo a cada um deles separadamente.
    Grande beijo.

    ResponderExcluir
  3. Ótimo texto! Não tinha pensado na importância de dedicar um tempo exclusivo para cada filho. Com a chegada do bebê vou colocar em prática. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Chris adorei o post, bom aqui é um filho só mas mesmo assim penso que deve ser assim, que temos que ter um tempo com cada um

    Bjs Mi Gobbato - http://espacodasmamaes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Por aqui são dois gêneros muito diferentes, tipo água e azeite.
    Já procuramos praticar o tempo do filho separadamente pra não ter desgaste nenhum.
    Sempre muito bom refletir contigo.

    ResponderExcluir
  6. Adorei seu post! Meu filho ainda é pequeno, mas fico imaginando como será mais crescidinho e adolescente. Dizem que menino é grudado e companheiro da mãe, estou torcendo para ser assim ;) bjs

    ResponderExcluir
  7. Acho bem legal e importante isso tb
    Uma amiga, mae de 3, faz isso regularmente e sempre é bem bacana
    beijos
    Lele

    ResponderExcluir
  8. Cris adorei o post, acho importante sim, mas digo isso com experiencia de filha apenas, já que só tenho uma filha! Se Deus me der a sorte de ter mais um filho, certamente tentarei dedicar da forma correta a ambos!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Adorei! Tento sempre dedicar umas horinhas da semana a cada filho. O caçula tem as manhãs só p ele, mas os dois mais velhos precisam desse tempo a sós. É difícil, às vezes dá errado, mas temos q persistir.

    Bjs

    Mi @diiirce

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo