terça-feira, 13 de setembro de 2016

AquaRio - O Maior Aquário Marinho da América do Sul



Faz um bom tempo, não me lembro quando, que saiu uma notinha no jornal falando de um projeto para a região do Porto do Rio que incluía um aquário. Eu me lembro do quanto fiquei animada com a notícia, meio incrédula, mas na maior expectativa para o tal aquário e já me imaginando passeando por ali com as minhas filhas. O tempo passou e eu até me esqueci da notícia, achei que o projeto tinha ido para o saco.

Passado algum tempo voltou-se a falar do aquário do Rio, no Porto. Me animei novamente, mas confesso que não levei muita fé. Com as obras do Porto Maravilha e da Orla Conde ganhando corpo eu voltei a ficar na expectativa novamente para o tal aquário. E vou dizer que fiquei bem feliz quando, passeando pela Orla Conde vi o prédio, original de 1914, um antigo frigorífico, reformado para abrigar o AquaRio, Aquário Marinho do Rio de Janeiro. Pensei logo: quero ser a primeira a fazer a visita!


Porto Maravilha - Aquário Marinho do Rio.


E não é que nesta semana eu recebi um convite para fazer uma visita guiada pelo AquaRio que está em fase de acabamento, povoando os tanques e ajustando os últimos detalhes antes da inauguração. Quase pronto!

Eu fiquei na maior ansiedade para ver o que está por vir no que já é o maior aquário marinho da América do Sul.

Mesmo estando ainda em finalização eu já fiquei encantada com o que vi.

No Lobby, que terá acesso gratuito para o público, está exposto o esqueleto de uma baleia jubarte todo original. A baleia, uma fêmea jovem com 13 metros, encalhou morta em 2014 na Prainha, provavelmente atropelada por um navio. Apenas uma nadadeira não é original.

Neste mesmo ambiente, que é enorme, poderemos encontrar quiosques de pizza, o famoso Geneal, sorvete e lojinha.

Aqui também estará disponível uma sala com recreadores para as crianças pequenas ficarem, caso se cansem do passeio (eu acho difícil isso acontecer, mas achei legal ter a opção).



Esqueleto de Baleia Jubarte

No hall do terceiro andar, antes ainda de entrarmos na área de visitação (entenda-se como a área paga), o visitante poderá entrar em contato com vários projetos ecológicos, como Projeto TAMAR, Onda Azul, entre outros.

 Aquário Marinho do Rio

A área de visitação reunirá cerca de três mil animais de 350 espécies diferentes, entre outras atividades.

Alguns dos 28 tanques já estão montados, com a água sendo tratada.


Aquário Marinho do Rio.

E habitados.

Aquário Marinho do Rio

O público terá a oportunidade de ver mais de perto tubarões e peixes dos mais variados tipos.
Alguém identifica os peixes-leões na foto abaixo?

Aquário Marinho do Rio.
Durante o passeio até vi um papo de comadres.

Aquário Marinho do Rio.

E uma lagosta passeando tranquilamente.

Aquário Marinho do Rio.

Rolou um olho no olho com esse lindão aí.

Aquário Marinho do Rio.

Os tubarões, esses seres que encantam e amedrontam, também dão pinta no AquaRio.


O passeio pelo AquaRio, além de entretenimento e lazer, tem o objetivo de passar informação e conhecimento, como, por exemplo, as diferenças entre os oceanos.

Em um momento estamos de frente para o Mar do Caribe, seu colorido encantador.


Em outro instante já estamos observando características do Oceano Indo-Pacífico.


E algumas espécies desse habitat.



No Recinto Oceânico, com 3,5 milhões de litros de água e sete metros de profundidade, podemos passar por um túnel submerso e observar dali: 



Raias


Muitos peixes



E até alguns tubarões.


Quando o AquaRio estiver aberto e em pleno funcionamento oferecerá a oportunidade do visitante de participar de um mergulho real com peixes, raias e tubarões. Outras atrações inéditas, como o Aquário Virtual – que por meio de tecnologias inovadoras e total interatividade permitirá ao visitante acesso ao real e ao virtual ao mesmo tempo – e o Museu de Ciências – com exposições permanentes e temporárias sobre os mais variados temas relacionados ao ambiente marinho e aquático – também farão parte do programa familiar.

Eu adorei essa prévia que tive. O passeio foi extremamente agradável, educativo e prazeroso. Foi ótimo ver o que teremos no AquaRio, apresentado com paixão pelo biólogo marinho Marcelo Szpilman que concebeu, dirige e é o responsável técnico do projeto.


Mais informações e detalhes vocês podem ver no site: http://www.aquariomarinhodorio.com.br/

Serviço:

Previsão de inauguração: 9 de novembro de 2016
Horário de funcionamento: 10h às 20h
Haverá estacionamento no local

Ingressos:
R$80,00 tarifa normal
R$60,00 para moradores e nascidos no estado do Rio
R$40,00 crianças e adolescentes entre 3 e 17 anos, estudantes de 18 a 24 anos, idosos acima de 65 anos e portadores de necessidades especiais

Gratuito para crianças até 2 anos.

A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

10 comentários:

  1. Adorei o passeio de carona que proporcionaste. Com certeza, quando for ao Rio, vou visitar. Fico atenta às informações da abertura. Muito obrigada por esta prévia. Bjim!

    ResponderExcluir
  2. Também estou na maior ansiedade para conhecer o AquaRio Chris, mais uma opção de lazer para o carioca. Abraços!
    www.viajarhei.com

    ResponderExcluir
  3. Que lindoooo, está na lista de lugares para levar meus filhotes.

    Beijos

    Quézia Silva
    http://kemuelpresentededeus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Chris que delícia de passeio!
    Ta ficando tudo muito lindo, com certeza as crianças irão adorar. Nessa prévia já percebemos que está encantador!
    Amei as fotos!
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Quero conhecer. Aqui em SP temos um aquário lindo também. Passei garantido quando vc vier me visitar amiga 💋💋💋

    ResponderExcluir
  6. Lindo!! Já visitei quando era mais ova, numa ida da minha família ao RJ. Pretendo voltar em breve e com o Pedro e como estamos na onde do peixe aqui... certeza que sera um programa que vale muito a pena!!! <3

    ResponderExcluir
  7. Abría la posibilidad de visitar antes de la Apertura? estaremos con mi esposa desde Asunción Paraguay en la Data 20 al 24 de Octubre por ahi y nos gustaria mirar al menos algo?

    ResponderExcluir
  8. Que delícia de passeio,aqui visitamos o Aquário de SP, Santos e Guarujá, o Gui adora esses passeios

    Bjs Mi Gobbato
    http://espacodasmamaes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Que sonho de passeio!
    Quem sabe logo logo conheceremos também.

    ResponderExcluir
  10. Que lindo ficou.
    Será um passeio fantástico!
    Beijos,

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo