segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Cruzada para a Educação, uma oportunidade de fazer o bem


Na semana passada eu tive a oportunidade de participar de um café da manhã e uma conversa sobre os impactos positivos do investimento na Educação Infantil, no Hotel Marina Suites. Eu adoro um café da manhã, adoro encontrar as amigas e Educação Infantil é um assunto que muito me interessa sempre. Então, lá fui eu!


Fui e gostei muito do que vi. Tive a oportunidade de conhecer melhor o projeto da Cruzada do Menor, que eu já tinha ouvido falar, mas não sabia direito como funcionava. Também conheci o novo posicionamento e inovações da Cruzada no Terceiro Setor e o rebranding da marca.





Diante de tantas notícias ruins, de um mundo violento como o que estamos vivendo, de tantas descriminações, preconceitos e intolerâncias, ver que tem gente fazendo um trabalho do bem faz bem e traz esperança.


Fiquei conhecendo um pouco da história da Cruzada que está perto de completar um século e começou em 1920, quando nasceu a Cruzada Nacional Contra a Tuberculose. Após o controle da doença, e rebatizada como Cruzada do Menor, a Cruzada passou a atuar na reintegração social de crianças e adolescentes moradores de rua. Mas com o caso da "Chacina da Candelária" precisou reavaliar a própria capacidade e a sua atuação. Mudou o foco para ter a educação como área primordial da instituição, sendo o investimento prioritário na primeira infância, fase em que se formam e consolidam bases cognitivas, emocionais e afetivas. 



O triste é saber que a situação no Rio de Janeiro, por exemplo, é muito preocupante, pois de acordo com o Anuário da Educação Básica 2016/Todos Pela Educação e Moderna, no Estado do Rio de Janeiro, em 2014 somente 30,4% das crianças de 0 a 3 anos de idade frequentam a escola. E de lá para cá a situação não melhorou muito não. 



Mas, se o governo está fazendo pouco, por outro lado tem instituições que estão fazendo algo. Além das creches, a Cruzada atua com adolescentes, jovens e adultos, proporcionando atividades que promovam cidadania, visão de futuro e pensamento crítico e reflexivo, desde o esporte, arte e cultura até a educação profissional e formação continuada. 

Por que a Cruzada investe em Educação Infantil?





Eu fiquei encantada com o trabalho da Cruzada, em saber que eles estão atuando no Estado do Rio de Janeiro, em Comunidades de baixa renda - sem acesso a infraestruturas básicas de moradia, saneamento e transporte -, marcadas por diversos tipos de violência, tais como: tráfico de drogas, milícias e doméstica.





Fiquei contagiada com a dedicação e alegria daquelas pessoas que estavam ali mostrando com orgulho o trabalho que fazem e com esperança e determinação para conseguirem fazer ainda mais.

Para oferecer a essas pessoas um serviço de qualidade, a Cruzada conta com investidores, mantenedores/parceiros sociais, que contribuem para o seu crescimento e manutenção. Hoje, a instituição está em busca de novos investidores - pessoas físicas e jurídicas que também acreditam na educação como ferramenta de transformação - não apenas para ampliar o trabalho existente, como também para garantir que o público permaneça com o atendimento que recebem.

Bom, se você conhece alguém que queira fazer parte de um trabalho do bem, alguém que esteja querendo tornar esse mundo um pouco melhor, pode indicar o novo site da Cruzada - www.redecruzada.org.br.  

Lá estão disponibilizas facilidades para quem pretende fazer doações, de qualquer valor.  Elas poderão ser realizadas por meio de cartões de crédito e/ou débito. O sistema é bem fácil e autoexplicativo e as contribuições poderão ser mensais, únicas, entre outras opções. 
Às vezes queremos fazer uma doação e não sabemos como, nem para quem doar, né? Então passe para conhecer o trabalho da cruzada. 

E como o fim do ano está se aproximando, eles criaram o ícone "quero fazer uma celebração", um canal dedicado às pessoas/às empresas que, ao invés de realizarem festas de aniversários, Natal ou amigo secreto, queiram fazer algo diferente, colaborativo e investir em Educação.

Se você estiver nessa vibe ou conhecer alguém que esteja é só passar no link: http://redecruzada.org.br/eventos/







A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo