quarta-feira, 22 de março de 2017

Orla Conde e seus Grafites - Uma Galeria de Arte a Céu Aberto

A Orla Conde, também conhecida como Boulevard Olímpico, tem sido um ótimo local de lazer e cultura para nós cariocas e para quem vem visitar a cidade. São muitos os motivos para fazer o passeio de 3,5 km desde a Praça Marechal Âncora, ao lado da Praça XV, até o Armazém 8, na Avenida Rodrigues Alves. O visual, os Centros Culturais, a Pira que está em frente ao CCBB e a Igreja da Candelária, o AquaRio, os eventos que rolam e a Arte de Rua.

Nesta semana eu resolvi tirar um tempo para passear na Orla Conde com o objetivo de curtir e aproveitar o corredor artístico que está lá disponível para quem quiser. 




Eu percebo que quando falamos dos grafites na Orla Conde, muita gente foca no mural "Etnias". Realmente a obra do grafiteiro paulista Eduardo Cobra é o destaque por ser o maior painel em grafite do mundo. Inclusive, já foi reconhecido pelo Guinness. Lindísssmo, é verdade!



Porém o corredor artístico da Orla Conde que já figura entre as maiores galerias a céu aberto do mundo vai muito além deste espetáculo que é painel o "Etniais". 

Eu mesma já fui diversas vezes à Orla Conde, com objetivos variados, como visitar o Museu do Amanhã, o Mar, ir no AquaRio, apenas curtir a Nova Praça Mauá, fazer o percurso todo, visitar o Boulevard Olímpico e as Casas dos Países, etc. Mas nunca tinha ido com o objetivo de visitar a exposição de arte disponível ali. 

E sabe que eu me dei conta disso depois de ter ido a "Winwwod Wall e Miami" e ter feito o post sobre o Beco do Batman em São Paulo. É impressionante como a gente, no caso eu, às vezes não valoriza o que tem a nossa disposição, não é mesmo? Eu, com esta galeria de arte a minha disposição, precisei me dar conta dela após ter valorizado o mesmo tipo de passeio em outras cidades. 

E o passeio foi incrível! Lindo, colorido, divertido e surpreendente. Comecei pelo painel em frente ao AquaRio.




O painel do grafiteiro carioca, artista autodidata nascido e criado na favela do Pavão-Pavãozinho. O painel é enorme. Cheio de detalhes. Ficamos por ali um bom tempo apreciando e fazendo fotos.


Seguimos em direção à Praça Mauá passando pelas obras. Muitas são bem divertidas.


E possibilitam a nossa interação.


Outras encantam pela emoção que transmitem.


E pela expressão do olhar. 


O colorido das pinturas emoldura e faz as selfies ganharem um toque especial.


O multicolorido encanta.


Aí segui em frente passando pelas outras obras já mais conhecidas, como o próprio "Etnias" e o  mural da artista paulista Rita Wainer. O grafite que faz alusão aos amores marinheiros se destaca pela frase “Saudade é amor, te sigo esperando.”. 



A última, já no Armazém 1, é a obra de Camila Camiz que tem como uma de suas marcas os murais em preto e branco. Não resisti e dei um colorido na foto.



Valeu muito o passeio. Fica a dica. Tem vários outros painéis lindos e que eu não mostrei aqui no post, apesar de ter fotografado todos.


A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

8 comentários:

  1. Que incrível! Realmente um passeio que vale a pena! Vou querer visitar na próxima vez que for ao Rio!

    ResponderExcluir
  2. Amo suas fotos Chris acho elas tão cheia de emoção! E esse passeio eihn incrível!

    ResponderExcluir
  3. Que lindoo fico impressionada como estes artistas conseguem tanto com uma latinha de spray. Bjs Regina

    ResponderExcluir
  4. Chris querida
    Adorei esta dica! Vou anotar para minha próxima visita
    Lindas as fotos. Arte linda e colorida
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Chris, é isso mesmo. Não valorizamos o que temos perto. Eu não conheço diversos pontos lindos de São Paulo…
    Adorei sua dica!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Uau, não conseguia imaginar tanta beleza no Rio!

    ResponderExcluir
  7. Adoro grafites!!! Pena que por aqui está sendo banido....
    Bjs
    Lele

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo