segunda-feira, 5 de março de 2018

A Semana 9 de 2018 - Uma horinha basta



Sábado amanheceu com preguiça típica de adolescentes querendo acordar tarde. Mas para a parte da tarde já tínhamos programa. A Sofia me convidou para uma tarde de mãe e filha no shopping. Como eu não sou muito de shopping, mas sou muito de aproveitar as oportunidades para estar junto das filhas, aceitei a proposta com uma ressalva. Passaríamos antes na exposição "Mundos Invisíveis".

A mostra, que mistura ciência e arte, está em cartaz, e com entrada gratuita, na Casa da Ciência da UFRJ. Superinteressante! São 24 telas que ampliam em até 300 mil vezes detalhes do corpo humano, de plantas, fungos e outros materiais. A exposição nos faz ver essas partes com outros olhos. Descobrimos novas cores, formas e texturas, e passamos a enxergar as estruturas celulares como obras de arte.

Podemos observar nos microscópios partes do couro cabeludo de um camundongo, por exemplo, e ficar encantada com as cores e formas em que se apresentam. A mostra também inclui algumas oficinas. Após as descobertas, as crianças podem sentar em uma mesa para desenhar e colorir algo que viram durante a visita.

Uma bela maneira de reolhar a vida: ver arte através da ciência.



Domingo foi de xô preguiça! A manhã foi de passeio de bicicleta no Aterro do Flamengo, esse parque lindo, arborizado e bem de frente para o mar. Qual cidade do mundo que tem algo assim? 



A semana realmente começa na segunda-feira quando na verdade se iniciam as obrigações e compromissos. Mas os dias de semana, como são chamados, podem ter um espaço reservado para o lazer, para relaxar, descontrair e olhar mais de perto as pessoas que são importantes para nós. 

Na segunda-feira fui com a Ana Luiza (outro programa de mãe e filha) assistir ao filme "Lady Bird". Sugestão dela que eu topei na hora. Ótimo tema para mãe e filha assistirem juntas. 

Lady Bird aborda o processo de autoconhecimento e crescimento de uma adolescente de 17 anos que quer conquistar a independência e voar. Sair do ninho. O ponto forte da trama é a relação de Christine, Lady Bird como gosta de ser chamada, com sua mãe.

Um filme para filhas e mães se identificarem. Uma oportunidade para reolhar essa relação de amor tão grande. 


Filmes Oscar 2018 - Filme Lady Bird

Na terça-feira aproveitei a hora do almoço para estar com a minha irmã. Ao invés de sentarmos em um restaurante, usamos o nosso tempo para ir ao Paço Imperial ver uma exposição de fotos. Quando chegamos lá, a mostra tinha sido encerrada no domingo. Seguimos então para o CCBB que estava fechado. Não nos demos por vencidas e fomos para o Centro Cultural dos Correios e nos surpreendemos com a exposição "Da fotografia à Tactography - A Arte de Gabriel Bonfim".

Uma exposição fotográfica para deficientes visuais, esta é a proposta da mostra interativa. Todos podem participar e interagir. E nós fizemos isso! Quem não tem deficiência visual recebe uma máscara para vendar os olhos e assim usufruir da experiência tátil.



Eu gosto dessa coisa de trocar o almoço sentado em uma mesa de restaurante por um programa cultural. Algo do tipo me alimentar de arte. Aproveitei a quarta-feira para estar comigo mesma e fui ao CRAB SEBRAE conferir a mostra "Entre Contrastes".  Já falei dela aqui no blog.

Um momento de reolhar o que andamos fazendo com a natureza desperdiçando tanto resíduo por aí.


No final do dia foi hora de reservar um tempo para estar com o marido, beber, comer e conversar antes de chegar em casa. Olhar para os dois. Sem fotos!

Na quinta-feira encontrei com uma amiga querida para entregar a mesa que pintei com todo o carinho para ela. Colocamos a conversa em dia, sempre rola um desabafo, ouvimos a opinião da outra e damos muitas risadas. 

Esta foi a foto que ela enviou da mesa já em sua sala. Fico feliz de saber que tem algo feito por mim alegrando e colorindo o lar de uma amiga. 


Como sexta-feira já é quase final de semana, aproveitei a hora de almoço para "turistar" na minha cidade. 

Fui, na companhia da minha irmã, na Rua Teotônio Regadas na Lapa ver a "Arte sem fronteiras. Observar e descobrir.", do artista Marino, na Lapa. E claro, garanti o meu selo de qualidade de carioquice da gema. Deixei o meu nome pintado no Canadá. 

Este, que virou mais um ponto turístico do Rio, são dois muros da Rua Teotônio Regadas pintados, um com o mapa Mundi e outro com o mapa do Rio de Janeiro, e repletos de nomes de turistas e cariocas que passam por ali, rumo a Escadaria Selarón (ou não).


No final do dia teve mais um programa a dois. Fomos assistir ao filme "Três Anúncios Para Um Crime". Se engana quem vai ver com a expectativa de um filme sobre a resolução de um assassinato. "Três Anúncios Para Um Crime" fala mais das frustrações, fraquezas, dificuldades e busca de motivação para enfrentar o dia a dia. Sensacional!

Filmes do Oscar 2018



Olhando para os nossos dias com cuidado e atenção, conseguimos encaixar um tempo para um olhar leve e mais próximo de coisas boas que nos revigoram, alegram e aproximam de quem é realmente importante e do que realmente nos faz bem. Apenas uma horinha ou duas por dia que fazem toda a diferença nas outras 23 horas restantes. 

Você pode me encontrar também
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

8 comentários:

  1. Chris, um esforço que vale a pena e é recompensado, como você disse, uma horinha que faz a diferença. Adorei os programas culturais que você fez, estar com a filha também faz um bem danado né?

    Uma semana iluminada!

    beijosssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula, sim faz um bem enorme. E poder estar individualmente com cada um da família, dar uma atenção exclusiva faz muito bem para a relação. Eu gosto muito.
      beijos
      Chris

      Excluir
  2. Que bom fazer programas diferentes assim. Essa exposição deve servo máximo é bom reolhar a vida por essas lentes! Linda semana!😘😘chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Chica, fazer programas diferentes é bom para fazer a rotina mais leve e até mais atraente.
      beijos

      Excluir
  3. Chris, saber Reolhar o tempo com disciplina é atenção é muito bom! Linda semana, quem me dera!!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dalva, muito obrigada pelo comentário. Uma linda semana para você.
      beijos

      Excluir
  4. Chris querida
    Adoro acompanhar sua semana nestes reolhar!
    Amei as exposições, também adoro estes programas
    Fotos lindas. Dicas de filmes anotadas. Momentos super especiais para serem levados no coração
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudia, os filmes foram muito bons mesmo. Vale a pena assisti-los.
      Muito obrigada por estar sempre por aqui.
      beijos

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo